oficinas

Oficina das Emoções

Frequência: semanal, quinzenal, intensivo

Objetivos:
desenvolver competências socio emocionais atuando de forma preventiva ao nível da maturidade emocional, cognição, competências sociais/relacionais e atenção/concentração.

Metodologia: role-play; jogos didáticos; partilha de opiniões e experiências; visionamento e discussão de pequenos filmes; atividades de equipa e cooperação; partilha de desenhos e outras produções criativas temáticas.

Oficina da Linguagem

Frequência: semanal, quinzenal, intensivo

Objetivos: desenvolver competências linguísticas e/ou de consciência fonológica através de treino especializado, promovendo a sedimentação de pré-requisitos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Metodologia: Conto e reconto de histórias; dinâmicas e jogos de grupo; role-play; audição de sons canções, lengas-lengas, frases, palavras e fonemas.

oficinas
oficinas

Oficina do Movimento

Frequência: semanal, quinzenal, intensivo

Objetivo: desenvolver as competências psicomotoras, incidindo nas áreas da tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxias (global e fina) e cognição.

Metodologia: Circuitos de tarefas consecutivas; Deslocações em estafetas; Jogos de cooperação; Consciencialização da ação, através do desenho.

Oficina da Programação e Robótica

Frequência: semanal, quinzenal, intensivo

Objetivos:

  • Demonstrar na prática conceitos científicos;
  • Desenvolver raciocínios lógico/abstratos e competências informáticas;
  • Desenvolver a coordenação motora, através da montagem dos kits de robótica;
  • Estimular o espírito de equipa e o trabalho de grupo;
  • Estimular a Matemática, Inglês e Criatividade;
  • Potenciar a auto-confiança, foco e concentração.

 

Metodologia: Abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

oficinas
oficinas

Oficina das Ciências

Frequência: semanal, quinzenal, intensivo

Objetivos:

  • Fomentar nas crianças o gosto pela Ciência, mostrando que esta pode ser divertida.
  • Ajudar as crianças a estruturar a informação e a aplicar o método científico.
  • Incentivar a aquisição e desenvolvimento de capacidades técnicas, de formas de expressão pessoal e vocacional.
  • Proporcionar experiências que favoreçam a maturidade cívica das crianças, criando nelas atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação.

 

Metodologia: 

  • Constituição de grupos de trabalho
  • Realização de atividades experimentais e registo das observações das mesmas