A Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a Psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

Associação Portuguesa de Psicomotricidade (2009)

Mas afinal o que significa isto…?

Na infância, o período entre os 12 meses e os 7 anos é reconhecido como o ideal para a aprendizagem, devido à plasticidade cognitiva e neurológica que a criança apresenta. Nesta fase, a criança explora o seu meio envolvente através do corpo e do movimento, demonstrando assim o seu potencial de expressividade motora.

Assim, a observação do movimento permite detetar rapidamente as competências e particularidades da criança, já que este constitui um reflexo de como a criança interage consigo mesma e com o ambiente que a rodeia.

Quais são então os sinais de alerta na criança para a consulta de um Psicomotricista?

  • É descoordenado?
  • Tropeça constantemente e/ou vai de encontro aos móveis?
  • É excessivamente relaxado, i.e., deixa-se “escorregar” na cadeira, sobe e desce escadas aos “ziguezagues”?
  • É muito tenso e/ou queixa-se de cansaço em tarefas do quotidiano, e.g., escrever, desenhar?
  • Faz caretas ou morde a língua em atividades motoras?
  • Tem pouca orientação no espaço, tanto em contexto global, como em tarefas de desenho?
  • Segura nos objetos de forma pouco funcional, e.g., talheres, material de escrita/pintura?

Utilizando bases teóricas e técnicas de análise do movimento, o Psicomotricista pode efetuar um despiste atempado destas e outras dificuldades, para um posterior encaminhamento para intervenção reeducativa ou terapêutica, com o objetivo de ajudar a criança a transpor e/ou contornar da melhor forma as suas dificuldades e, assim, alcançar um desenvolvimento global mais equilibrado e saudável.

 

Dra. Ana Calado – Psicomotricista