AS (NOVAS) ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | CURSO 25H MODULAR

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REGIME

Presencial

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DURAÇÃO

25 Horas

Módulo 1 – 06 Horas
Fundamentos e Princípios

Módulo 2 – 04 Horas
A importância do Brincar

Módulo 3 – 04 Horas
Planificação, Observação, Ação e Avaliação em Educação de Infância

Módulo 4 – 04 Horas
As áreas de Conteúdo 

Módulo 5 – 04 Horas
Construção Articulada do Saber: Comunicar e Articular

Módulo 6 – 03 Horas
Instrumentos de registo e avaliação da ação. Acompanhamento e execução de atividades. Análise e avaliação

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de análise e reflexão sobre os documentos orientadores da prática educativa;
  • Promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem partilhada e significativa entre profissionais de educação de infância;
  • Caracterizar o conceito de “orientações curriculares” enquanto instrumento e processo pedagógico;
  • Refletir sobre os diferentes cenários e plataformas de construção do conhecimento no âmbito da Educação de Infância;
  • Desenvolver competências de conceção, realização, aplicação e avaliação de materiais de e para a atividade letiva dos profissionais de educação de infância;
  • Conceber, planear e avaliar estratégias pedagógicas, metodológicas e didáticas à luz das Orientações Curriculares Para a Educação Pré-Escolar.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  • Módulo 1
    • Análise e reflexão partilhada sobre os fundamentos e princípios inscritos no documento legal;
    • Discussão e compreensão de conceitos.

     

    Módulo 2

    • Espaço de reflexão e prática sobre o uso e adequação do “Brincar”, como espaço de desenvolvimento e aprendizagem;
    • O que é a “configuração holística” do brincar?

     

    Módulo 3

    • O que é “planear” em educação de infância? O que se entende por observação? De que decorre a avaliação?
      – Estruturas e dinâmicas de avaliação. Conceções, Taxonomias e modelos avaliativos.

     

    Módulo 4

    • As “áreas de conteúdo” como âmbitos de saber;
    • A continuidade entre brincar e aprender;
    • A criança como sujeito e agente do processo educativo.

     

    Módulo 5

    • Intencionalidade Educativa: Como e Porquê?
    • Espaço, Tempo e Organização do Ambiente Educativo;
    • Comunicar eficazmente: como e para quê?

     

    Módulo 6

    • A operacionalização dos instrumentos pedagógicos;
    • Adequação às práticas e avaliação de resultados.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Henrique Santos

DR. HENRIQUE SANTOS

Educador de Infância, Formador e Consultor

Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Pré-escolar, Especialização educativa em Outros Contextos Educativos – Educação Não Formal. Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Doutoramento em Educação – TIC na Educação no Instituto da Educação – Universidade de Lisboa.

Formador Acreditado pelo FOCO (Formação Continua de Professores) nas áreas de B05 – Educação de Infância e C01 – Animação de Grupos (registo CCPFC/RFO-12079/01) e C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática);

Formador acreditado pelo CRIE, desenvolvendo ações de Formação no âmbito do Centro de Formação da APEI.

Consultor para assuntos de Educação de Infância.

DESTINATÁRIOS
  • Profissionais de Educação de Infância: Docentes, Técnicos e Assistentes.