LEITURA E ESCRITA | CURSO 30H MODULAR

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REGIME

Presencial
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DURAÇÃO

30 Horas

Módulo 1 – 07 Horas
Leitura e Escrita: compreender para atuar

Módulo 2 – 04 Horas
Análise do erro 

Módulo 3 – 07 Horas
Leitura e Escrita: como atuar? – Metodologias de intervenção

Módulo 4 – 08 Horas
Discussão de casos clínicos em leitura e escrita 

Módulo 5 – 04 Horas
Construção de materiais de intervenção em leitura e escrita

DATAS

Módulo 1 26 outubro 19 | 9h00 – 17h30
Módulo 2 08 novembro 19 | 17h30 – 21h30
Módulo 3 09 novembro 19 | 9h00 – 17h30
Módulo 4 23 novembro 19 | 9h30 – 13h30 & 07 dezembro 19 | 9h00 – 13h00
Módulo 5 07 dezembro 19 | 14h30 – 17h30

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 50,00 >> 1 módulo
€ 125,00 >> 3 módulos
€ 225,00 >> curso inteiro (5 módulos)

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

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INSCRIÇÃO

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:

  • Identificar os fundamentos, pré-requisitos e conceções precoces da linguagem escrita do pré-escolar ao 1º ciclo;
  • Realizar a avaliação da leitura e escrita, identificando as competências que deverão ser avaliadas e os instrumentos de avaliação a serem utilizados;
  • Realizar o diagnóstico diferencial das diferentes perturbações (perturbação específica da linguagem, perturbações específicas da leitura e da escrita, …), através da análise dos dados da avaliação;
  • Intervir em casos com perturbação da leitura e da escrita, através da realização do plano de intervenção terapêutica, da seleção das metodologias (métodos, técnicas e estratégias) mais adequadas;
  • Selecionar e criar atividades e materiais adequados à problemáticas e aos utentes;
  • Demonstrar raciocínio crítico e reflexivo na análise e discussão de casos clínicos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1 – Dra. Telma Pereira

  • A linguagem oral e escrita;

  • Competências metalinguísticas como pré-requisito para a aprendizagem da linguagem escrita;

  • Conceções da leitura e escrita;

  • A avaliação da linguagem escrita;

  • Diagnóstico diferencial das diferentes perturbações (perturbação específica da linguagem, perturbações específicas da leitura e da escrita, …).

 

Módulo 2 – Dra. Maria de Fátima Pardal

  • Erro linguístico vs. Erro ortográfico;

  • O erro linguístico: erro fonológico, erro semântico, erro morfossintático e erro pragmático;

  • Análise de textos escritos.

 

Módulo 3 – Dra. Telma Pereira

  • Metodologias de intervenção terapêutica nas perturbações da leitura e da escrita: métodos, técnicas e estratégias.

 

Módulo 4 – Dra. Margarida Ramalho

  • Análise crítica de casos clínicos:

    – planeamento e análise da avaliação;

    – estabelecimento de diagnóstico;

    – seleção de metodologias de intervenção;

    – estabelecimento do plano de intervenção terapêutica.

 

Módulo 5 – Dra. Maria de Fátima Pardal

  • Criação e elaboração de atividades e materiais de intervenção em leitura e escrita de acordo com casos práticos.

EQUIPA PEDAGÓGICA

DRA. MARGARIDA RAMALHO

Terapeuta da Fala

Licenciada em terapia da fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e elaborou tese de doutoramento na área da avaliação em Fonologia, encontrando-se a aguardar a defesa da mesma.

Detentora do título de especialista em Terapia da Fala, exerce como tal desde 2001 e tem vários trabalhos apresentados em congressos e em publicações nacionais e internacionais, tendo como áreas de interesse avaliação e intervenção nas perturbação do espectro do autismo, perturbações dos sons da fala, perturbações da linguagem oral e escrita. A avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações de linguagem escrita é uma das suas áreas de eleição e em que acumula experiência clínica, de docência e de formação.

Atualmente é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e membro do Projeto internacional Crosslinguistic Child Phonology Project (protocolo entre o CLUL e a UBC, Vancouver/Canadá, onde se encontra sedeado), exercendo como terapeuta da fala na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e em clínica privada em Évora e Montemor-o-Novo.

Maria de Fátima Pardal

DRA. MARIA DE FÁTIMA PARDAL

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Formadora certificada pelo IEFP – CCP. Formação avançada em Disfagias Orofaríngeas e Disartria. Pós-graduada em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa e em Motricidade Orofacial pelo Instituto E-PAP. Master em Healthcare Management pela Católica Lisbon Business & Economics.

Coordenadora do Departamento de Terapia da Fala na MR – Terapias, Formação e Consultoria. Desenvolve atividade formativa desde 2016 no âmbito da Motricidade Orofacial e da Reabilitação Neurológica com enfoque em Terapia da Fala, bem como nas áreas das Patologias da Linguagem Oral e Escrita a técnicos de saúde, educação e à comunidade em geral.

Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas, na área da Fonologia e das Perturbações da Leitura e da Escrita, dedicando-se à intervenção nesta área em contexto escolar.

Telma Pereira

DRA. TELMA PEREIRA

Terapeuta da Fala e Formadora

Docente a tempo integral no curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-IPS
Colabora como docente convidada em vários cursos de mestrado e pós graduações: UNL, UFP, UCP, Instituto CRIAP
Diretora Clínica e Terapeuta da Fala no Centro de Desenvolvimento Infantil Acentuar

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala