TREINO DE PRÉ-REQUISITOS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

i

REGIME

Presencial
}

DURAÇÃO

12 Horas

DATAS

14 setembro 19 | 9h30 – 17h30
15 setembro 19 | 9h00 – 13h00

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 150,00

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

l

INSCRIÇÃO

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:

  • Identificar os pré-requisitos essenciais à alfabetização;
  • Utilizar metodologias que preparem o aluno para o processo de alfabetização.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Alfabetização e a importância da sua estimulação no pré-escolar. 

  • Conceitos básicos sobre alfabetização.
  • Fatores implicados.
  • A essência de aprender a ler e a escrever.
  • A importância dos padrões articulatórios.
  • Alfabetização e pré-requisitos.

 

Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e escrita. 

  • Maturidade neurológica e socio-emocional;
  • Processamento auditivo central;
  • Consciência fonológica, fonémica e fonoarticulatória;
  • Consciência e habilidades corporais;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Habilidades espácio-temporais;
  • Processamento visuo-motor;
  • Exemplos práticos.

 

Treino da Consciência Fonológica no pré-escolar: proposta prática. 

  • Fases de implementação da proposta.
  • Exemplos práticos.
  • Testemunhos.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Mafalda Caeiro

Terapeuta da Fala

Única representante em Portugal do método fonovisuoarticulatório: método das Boquinhas
Autora e co-autora de diversos livros, incluindo: Aprender a ler e a escrever com o método das boquinhas

Formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Professores
  • Educadores de infância
  • Psicólogos
  • Outros profissionais ou estudantes ligados à área da Educação
  • Pais