Atuação do Terapeuta da Fala nas Perturbações Pragmáticas

i

REGIME

Presencial
}

DURAÇÃO

23 Horas

Módulo 1 – 07 Horas
Conceitos teóricos relativos às perturbações da pragmática

Módulo 2 – 04 Horas
Avaliar para intervir na pragmática

Módulo 3 – 04 Horas
Abordagens de intervenção na pragmática

Módulo 4 – 04 Horas
Discussão de casos clínicos 

Módulo 5 – 04 Horas
Construção de material

DATAS

Módulo 1 06 abril 19 | 9h00 – 17h30
Módulo 2 11 maio 19 | 9h00 – 13h00
Módulo 3 11 maio 19 | 14h00 – 18h00
Módulo 4 25 maio 19 | 9h00 – 13h00
Módulo 5 25 maio 19 | 14h00 – 18h00

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 50,00 >> 1 módulo
€ 125,00 >> 3 módulos
€ 200,00 >> curso inteiro (5 módulos)

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

l

INSCRIÇÃO

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:

  • Caracterizar os modelos teóricos sobre a competência pragmática e suas alterações;
  • Avaliar crianças com alterações pragmáticas;
  • Intervir junto de crianças com alterações pragmáticas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1 – Conceitos teóricos relativos às perturbações da pragmática

  • O módulo da pragmática;
  • A pragmática e a competência comunicativa;
  • Classificações e terminologia associada às alterações pragmáticas;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Orientações para a avaliação e intervenção.

Módulo 2 – Avaliar para intervir na pragmática

  • Competência pragmática;
  • Alterações pragmáticas;
  • Competências a avaliar;
  • Instrumentos de avaliação (formais e informais): pragmática e comunicação;

Módulo 3 – Abordagens de intervenção na pragmática

  • Metodologias de intervenção terapêutica nas perturbações pragmáticas: métodos, técnicas, ferramentas e estratégias.

Módulo 4 – Discussão de casos clínicos

  • Análise crítica de casos clínicos:

    – planeamento e análise da avaliação;

    – estabelecimento de diagnóstico;

    – estabelecimento do plano de intervenção.

Módulo 5 – Construção de material

  • Construção de tarefas e materiais de acordo com casos clínicos.

EQUIPA PEDAGÓGICA

DRA. MARGARIDA RAMALHO

Terapeuta da Fala

Licenciada em terapia da fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e elaborou tese de doutoramento na área da avaliação em Fonologia, encontrando-se a aguardar a defesa da mesma.

Detentora do título de especialista em Terapia da Fala, exerce como tal desde 2001 e tem vários trabalhos apresentados em congressos e em publicações nacionais e internacionais, tendo como áreas de interesse avaliação e intervenção nas perturbação do espectro do autismo, perturbações dos sons da fala, perturbações da linguagem oral e escrita. A avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações de linguagem escrita é uma das suas áreas de eleição e em que acumula experiência clínica, de docência e de formação.

Atualmente é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e membro do Projeto internacional Crosslinguistic Child Phonology Project (protocolo entre o CLUL e a UBC, Vancouver/Canadá, onde se encontra sedeado), exercendo como terapeuta da fala na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e em clínica privada em Évora e Montemor-o-Novo.

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala
  • Outros profissionais que desenvolvam atividade junto de populações com alterações pragmáticas.