Intervenção em Gaguez – Crianças em idade escolar e adolescência

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REGIME

À distância

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DURAÇÃO

04 Horas

DATAS

21 novembro 2020 | 9h30 – 13h00

 

INVESTIMENTO

€ 45,00

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

PRÉ-REQUISITOS

Conhecimentos prévios em avaliação e diagnóstico em gaguez.

ENQUADRAMENTO

A gaguez é uma perturbação da fluência da fala, caracterizada por repetições, prolongamentos, pausas e bloqueios. Associados a estas alterações na fala, surgem sentimentos de perda de controlo e podem surgir também limitações em várias áreas da vida da pessoa e da criança que gagueja.

A idade escolar e a adolescência colocam desafios diferentes à intervenção, que deve sempre ter em conta o impacto da gaguez nas diferentes esferas da vida – escolar, pessoal e familiar – envolvendo sempre que possível os diferentes interlocutores da criança/jovem.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final da formação, os formandos deverão:

  • Identificar os fatores de risco responsáveis pela gaguez;

  • Descrever o impacto da gaguez na pessoa que gagueja;

  • Analisar métodos de avaliação em gaguez;

  • Realizar um diagnóstico adequado em gaguez;

  • Caracterizar metodologias de intervenção com crianças em idade pré-escolar;

  • Desenvolver estratégias adequadas para a intervenção indireta (pais e educadores).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  1. Intervenção em idade escolar
    • Stuttering Modification Therapy / Fluency Shaping / Integrated Approach;
    • Estudo de caso.
  2. Intervenção em idade escolar e adolescência
    • Camperdown;
    • Cognitive Behavior Therapy;
    • Solution Focused Brief Therapy;
    • Estudo de caso.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Maria João Morgado

Maria João Morgado - gaguez

Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
Especialização Clínica em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) com coordenação da universidade Thomas More (Antuérpia).
Certificação para aplicação do Hanen Program “It Takes Two to Talk”, pelo Hanen Centre (Canadá). 
Participação em diversas formações complementares e congressos na área das perturbações da fluência. 
Professora Assistente Convidada na unidade curricular de Experiência e Técnicas VII (Perturbações da Fluência – Avaliação e Intervenção), no curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal entre 2014 e 2016. 
Experiência como formadora na área das perturbações da fluência.
Experiência clínica com crianças e adultos com perturbações da fluência (gaguez e taquifémia). 
Sócia da Associação Portuguesa de Gagos desde 2008.
DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala