Intervenção em Gaguez – Crianças em idade pré-escolar

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REGIME

À distância

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DURAÇÃO

07 Horas

DATAS

24 outubro 2020 | 9h30 – 13h00

7 novembro 2020 | 9h30 – 13h00

 

INVESTIMENTO

€ 65,00

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

ENQUADRAMENTO

A gaguez é uma perturbação da fluência da fala, caracterizada por repetições, prolongamentos, pausas e bloqueios. Associados a estas alterações na fala, surgem sentimentos de perda de controlo e podem surgir também limitações em várias áreas da vida da pessoa e da criança que gagueja.

Importa dotar os Terapeutas da Fala de um conhecimento mais aprofundado acerca do diagnóstico em gaguez, nomeadamente em idade pré-escolar, onde uma boa avaliação dos fatores de risco com distinção entre gaguez e gaguez transitória, pode permitir uma intervenção atempada com maior possibilidade de remissão dos sintomas.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final da formação, os formandos deverão:

  • Identificar os fatores de risco responsáveis pela gaguez;

  • Descrever o impacto da gaguez na pessoa que gagueja;

  • Analisar métodos de avaliação em gaguez;

  • Realizar um diagnóstico adequado em gaguez;

  • Caracterizar metodologias de intervenção com crianças em idade pré-escolar;

  • Desenvolver estratégias adequadas para a intervenção indireta (pais e educadores).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  1. Definição de Gaguez e avaliação
    • Definição de Gaguez e sua etiologia;
    • Anamnese e avaliação;
    • Breve análise de instrumentos de avaliação.
  2. Diagnóstico
    • Gaguez transitória ou não?
    • Fatores de risco;
    • Gaguez overt e covert.
  3. Intervenção em idade pré-escolar
    • Parent Child Interaction / S3P;
    • D&C – Demands and Capacities Model;
    • Lidcombe program;
    • Mini KIDS;
    • Estudo de caso.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Maria João Morgado

Maria João Morgado - gaguez

Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
Especialização Clínica em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) com coordenação da universidade Thomas More (Antuérpia).
Certificação para aplicação do Hanen Program “It Takes Two to Talk”, pelo Hanen Centre (Canadá). 
Participação em diversas formações complementares e congressos na área das perturbações da fluência. 
Professora Assistente Convidada na unidade curricular de Experiência e Técnicas VII (Perturbações da Fluência – Avaliação e Intervenção), no curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal entre 2014 e 2016. 
Experiência como formadora na área das perturbações da fluência.
Experiência clínica com crianças e adultos com perturbações da fluência (gaguez e taquifémia). 
Sócia da Associação Portuguesa de Gagos desde 2008.
DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala