28 DE MAIO | DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

De geração para geração temos observado mudanças nítidas na forma do brincar. No tempo dos nossos avós com poucos brinquedos, recorriam à criatividade para os criar. Hoje em dia, são os aparelhos tecnológicos os principais brinquedos das nossas crianças. Contudo, é importante estar ciente de que o brincar é muito mais complexo do que se possa pensar.

O BRINCAR É A PRINCIPAL OCUPAÇÃO DAS CRIANÇAS.

Esta é mais do que uma simples forma de prazer e de divertimento, pois brincar permite à criança começar a observar, imitar, explorar, manipular, encaixar, descobrir, construir e inventar. Todas estas informações são registadas no seu cérebro, desde as cores, o cheiro, a forma, a consistência e outras características que permitem, à criança conhecer o mundo que a rodeia. Por tudo isto, brincar abre novas oportunidades e desenvolve novas capacidades, ou seja, permite crescer e aprender!

O BRINCAR É MUITAS VEZES POSTO EM CAUSA OU EM SEGUNDO PLANO NO QUOTIDIANO DE UMA CRIANÇA.

Se pensarmos numa semana típica, deparamos com uma agenda lotada de atividades académicas, TPC’s, atividades extracurriculares, dias atarefados e cansativos. E brincar? Aparece frequentemente em última instância, muitas vezes como forma de recompensa, ou por vezes até mesmo extinto.

Por todos estes motivos, na agenda de uma criança deve estar reservado uma boa parte do dia para que possa brincar. Este espaço deve ser partilhado com os pais, avós, professores e educadores, sendo um momento privilegiado para conhecermos melhor as nossas crianças, nomeadamente os seus pontos fortes e fracos, mas também uma excelente oportunidade para fortalecermos a confiança e as relações.

MUITOS ESTUDOS TÊM DEMONSTRADO QUE QUANTO MAIS AS CRIANÇAS BRINCAM, MAIS SE DESENVOLVEM, ISTO TRADUZ-SE EM NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE ATENÇÃO, DESEMPENHO ACADÉMICO, COMPORTAMENTO, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Justifica-se, a necessidade de longos períodos de brincadeira nos jardins-de-infância e nos recreios das escolas, uma vez que a ausência desta necessidade básica na vida das nossas crianças pode comprometer o desenvolvimento de todo o seu potencial. Esta ocupação permite:

  • Melhorar as relações interpessoais;
  • Melhorar a maturidade emocional;
  • Incrementar a coordenação motora, a motricidade fina e as funções executivas;
  • Melhorar a autoconfiança e muitas outras capacidades fundamentais para o sucesso de qualquer criança.

O QUE PODE FAZER UM TERAPEUTA OCUPACIONAL?

Um Terapeuta Ocupacional utiliza o brincar com dois principais objetivos: melhorar o envolvimento e desempenho da criança nesta ocupação ou como meio para promover uma capacidade ou competência em défice. Para tal, pode:

  • Ajudar a adaptar e recomendar brinquedos de acordo com as necessidades das crianças;
  • Promover oportunidades de brincadeira, que permitam o desenvolvimento adequado das crianças, bem como o desenvolvimento de competências específicas;
  • Capacitar os membros da família para se envolveram em brincadeiras com as suas crianças;
  • Recomendar estratégias de brincar de acordo com as rotinas familiares;
  • Colaborar com educadores e cuidadores para aumentar as oportunidades de brincar nos diferentes contextos de vida das crianças (casa, recreio da escola, comunidade).

APROVEITE PARA BRINCAR. RECORDE A CRIANÇA QUE HÁ EM SI!

DRA. DIANA SILVA – TERAPEUTA OCUPACIONAL