Aconselhamento Parental e Familiar

Porque não há uma receita única para se ser família, nem um livro de culinária que nos ensine quais e como usar os ingredientes, mas existe quem possa ajudar a fazer com mestria “suficientemente boa” aquele que é o mais importante cozinhado das nossas vidas.

O que é o Aconselhamento Parental e Familiar? 

O Aconselhamento Parental e Familiar é um serviço clínico de apoio especializado que consiste num espaço de partilha, aprendizagem, escuta e transformação, ao qual pretende contribuir para a promoção da qualidade relacional e o aumento do bem-estar na relação entre pais e filhos – ou outros cuidadores.

Neste percurso sem rede de desafio e descoberta constantes que é ser pai, acreditamos que as famílias têm competências e recursos próprios e únicos, mas também que o aconselhamento parental pode ser muito útil ao promover a partilha de estratégias e ferramentas, o desenvolvimento de competências de relação e de comunicação, o fortalecimento dos laços familiares, o esclarecimento de dúvidas sobre questões que emergem com o desenvolvimento da família e o crescimento dos filhos e o desbloquear de situações emergentes do ciclo de vida familiar no qual esta relação pais-filhos se encontra.

 

Para quem pode servir?

Para os pais, parentes, familiares ou cuidadores responsáveis pela/as criança/as ou adolescentes do sistema familiar ou parental em questão.

 

 

Em que situações pode ser útil?

A procura de um técnico para a realização de consultas de aconselhamento parental pode ser importante em vários momentos da vida de uma família, podendo ser decisivo para a melhoria das relações e a construção de um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento.

Deixamos alguns exemplos: 

  • Como lidar com crises internas ou externas à família – por exemplo, divórcios, separações, mudanças de estilo de vida, percas ou afastamento de familiares significativos?
  • O que fazer com a chegada de um/a irmão/ã?
  • Como lidar com os medos?
  • Como gerir a transição para o próprio quarto ou o dormir sozinho?
  • Como lidar com birras ou comportamentos de desregulação?
  • O que fazer se existirem episódios de enurese ou encoprese?
  • O que fazer se existirem comportamentos sexualizados?
  • Como gerir a dinâmica familiar perante um novo desafio – o entrar na escola, o dormir fora de casa pela primeira vez, a chegada à adolescência, as primeiras saídas, o levar o/a namorado/a à casa da família?
  • Como gerir as divergências e as discussões pais-filhos?
  • O balanço entre autonomia e regulação parental.

Como pode funcionar?

As sessões podem ser realizadas de forma única e pontual ou de forma continuada, de frequência variável, consoante o motivo do pedido e os objetivos que a família quer ver trabalhados. É sempre realizada uma avaliação profissional da situação e das necessidades subjacentes, sendo decidida a modalidade de comum acordo entre os pais e os técnicos.

Fale connosco!