AUTONOMIA PARA QUE TE QUERO!?

i

REGIME

À distância

}

DURAÇÃO

04 Horas

DATAS

11 de novembro 2021 | 17h00 – 19h00

12 de novembro 2021 | 17h00 – 19h00

INVESTIMENTO

35 €

10% desconto

Alunos matriculados

Sócios da APTF ou SPTF

Desempregados

 

25% desconto

Grupos – 3 elementos

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

 

  • Compreender o desenvolvimento da autonomia nas ocupações das crianças;
  • Identificar as bases sensoriomotoras para a autonomia na criança;
  • Reconhecer a importância da autonomia da criança;
  • Identificar estratégias para facilitação do desenvolvimento da autonomia;
  • Reconhecer diferentes tidos de autonomia.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Será a autonomia ns ocupações significativas importante para o desenvolvimento da criança?

  • O que são ocupações significativas;
  • Qual Importância do envolvimento ocupacional no desenvolvimento da criança;
  • Etapas do desenvolvimento da autonomia nas atividades da vida da diária;
  • O que é autonomia do brincar.

2. Como promover a autonomia da minha criança?

  • O que fazer quando a minha criança não é autónoma;
  • Estratégias para facilitar a autonomia no dia-a-dia.

3. Autonomia Emocional

  • O que é?
  • Qual a  sua importância;
  • Estratégias e facilitação.

EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Maria Assis – Terapeuta Ocupacional

Licenciatura Bietápica em Terapia Ocupacional pela Escola superior de Saúde de Alcoitão concluida em 2007.

Pos graduação em Terapia da Mão e Reedcação do Membro Superior, pelo Instituto Piaget em parceria com a Associação Portuguesa de Terapia da Mão (2009-2010)

Pós graduada em Integração sensorial, segundo Ayres (ASI®), pela CESPU em parceria com a 7 Senses, Associação Portuguesa de Integração sensorial (2014-2016)

Educadora clinica na Escola Superior de Saúde de Alcoitão desde 2015, para alunos internos e ERASMUS

Voluntáriado técnico na Ajuda de Berço.

Com 15 anos de prática profissional enquanto Terapeuta Ocupacional, em todas as faixas etárias com as mais variadas patologias. No seu percurso profissional trabalhou no serviço de Medicina Fisica e Reabilitação, onde atendia todas as faixas etárias com patologia neurológica, ortopédica e crianças com problemáticas do desenvolvimento.

Trabalhou complementarmente ainda em várias instituições de ensino especial e multideficiência, com crianças  e jovens , tendo uma abordagem orientada para o desenvolvimento de competências sensoriomotoras e autnomia para a vida diária em todas as áreas da ocupação.

Desde 2016, tem orientado a sua prática para as crianças e intervenção em Integração Sensorial, estando no momento em exclusivo a trabalhar com crianças com problemáticas de integração sensorial, desenvolvimento, aprendizagem e autonomia nas Actividades de vida diária na MR Terapias.

DESTINATÁRIOS
  • Pais;
  • Educadores;