Avaliação em Gaguez

Workshop - Avaliação Gaguez
i

REGIME

À distância

}

DURAÇÃO

04 Horas

DATAS

Data a definir

INVESTIMENTO

40€

10% desconto

Alunos matriculados

Sócios da APTF ou SPTF

Desempregados

 

25% desconto

Grupos – 3 elementos

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final da formação, os formandos deverão:

  • Avaliar crianças e adultos com gaguez;

  • Perceber as questões-chave e a sua importância para uma boa recolha de história clínica;

  • Conhecer os diferentes instrumentos disponíveis para avaliação da gaguez e a pertinência do seu uso;

  • Efetuar diagnósticos de gaguez.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.História Clínica em Gaguez

  • Importância de uma recolha adequada da história clínica relacionada com as perturbações da fluência;
  • Questões-chave na história clínica/anamnese.

2.Análise dos instrumentos de avaliação em gaguez – vantagens, desvantagens e pertinência do uso:

  • Kiddy CAT;
  • ISPP – The Impact of Stuttering on Preschoolers and Parents;
  • Cooper Chronicity Prediction Checklist;
  • SPI – Stuttering Prediction Instrument; Decision Streams;
  • BAB – Behavior Assessment Battery for School-Age Children Who Stutter;
  • TOCS – Test of Childhood Stuttering; SSI 4 – Stuttering Severity Instrument;
  • OASES – Overall Assessment of the Speakers Experience of Stuttering;
  • WASSP – Wright & Ayre Stuttering Self‑rating Profile

3.Diagnósticos de Gaguez

  • Diagnóstico e prognóstico em gaguez

EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Maria João Morgado

Maria João Morgado - gaguez

Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
Especialização Clínica em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) com coordenação da universidade Thomas More (Antuérpia).
Certificação para aplicação do Hanen Program “It Takes Two to Talk”, pelo Hanen Centre (Canadá). 
Participação em diversas formações complementares e congressos na área das perturbações da fluência. 
Professora Assistente Convidada na unidade curricular de Experiência e Técnicas VII (Perturbações da Fluência – Avaliação e Intervenção), no curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal entre 2014 e 2016. 
Experiência como formadora na área das perturbações da fluência.
Experiência clínica com crianças e adultos com perturbações da fluência (gaguez e taquifémia). 
Sócia da Associação Portuguesa de Gagos desde 2008.
DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala