Psicologia

Avaliação Psicológica

O processo decorre em várias fases, nas quais são utilizados materiais e técnicas adequados à especificidade das queixas e de cada cliente.

Como funciona?

Como funciona?

É  realizada uma entrevista com o cliente, com um cuidador ou com os pais na eventualidade do cliente ser um menor, cujo objetivo incide na recolha de informação relativa à natureza do pedido e às manifestações comportamentais ou emocionais descritas. Nas sessões posteriores, em qualquer população, a avaliação decorre através da observação clínica, da aplicação de meios complementares de diagnóstico como instrumentos de avaliação cognitiva e emocional, a administração de questionários e de técnicas qualitativas e de um diálogo fundamentado no estabelecimento de uma relação empática, compreensiva e atenta às necessidades do cliente. O processo termina com a devolução dos resultados sob o formato de um Relatório de Avaliação Psicológica.

Que tipos de avaliação psicológica existem?

A MR Terapias fornece serviços de Avaliação Psicológica em concordância com a natureza do pedido. Esta avaliação pode decorrer em clínica ou contexto escolar. Para mais informações, preencha o formulário.

Avaliação Psicológica Completa

Processo que surge quando se verifica a necessidade de analisar o funcionamento psicológico completo do individuo, através da análise de variáveis relativas a áreas cognitivas e emocionais. Para tal, conjuga a Avaliação Cognitiva e de Inteligência, e/ou a Avaliação do Desenvolvimento Infantil com a Avaliação Sócioafetiva/emocional.

Avaliação Cognitiva e de Inteligência

Realizada quando se pretende uma análise de competências cognitivas e intelectuais individuais, procurando explorar áreas fortes ou de maior competência e áreas menos desenvolvidas, ou o desempenho dos vários domínios do funcionamento intelectual;

Avaliação Sócioafetiva/Emocional

A avaliação sócioafetiva/emocional é utilizada quando o cliente procura a compreensão dos seus sentimentos, das suas manifestações emocionais e/ou dos seus próprios comportamentos, procurando, entre outros, identificar o motivo, a funcionalidade/necessidade, as repercussões do seu estado psicológico e as eventuais modificações que poderiam contribuir para um aumento do seu bem-estar ou do seu autoconhecimento. Na eventualidade do cliente ser um menor, a avaliação poderá incidir ainda sobre alterações de comportamento, reatividade e/ou atitudes que preocupem os pais ou os pares.

Avaliação do Desenvolvimento Infantil

Consiste numa avaliação realizada entre os 0 e os 6 anos de idade, nas áreas do desenvolvimento da linguagem, psicomotor, competências sócio-emocionais, competências de interacção social e dos processos de aprendizagem (quando necessário poderá incluir aplicação da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths).

Avaliação Neuropsicológica

Decorre quando existem indicadores ou alterações efetivas ao nível do pensamento, memória, funções executivas, perceção, resolução de problemas e capacidade verbal ou, na população infantil, quando surgem suspeitas de perturbações no neurodesenvolvimento, tais como a Perturbação de Aprendizagem Específica (por exemplo, com Défice na Leitura/Dislexia) ou a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Ocorre ainda quando existem problemas resultantes de situações lesivas a nível craniano, como traumatismos, Acidentes Vasculares Cerebrais, exposição a substâncias tóxicas, entre outros.

Avaliação de Orientação Vocacional

Serviços de informação e orientação para a decisão do cliente na escolha da área no ensino secundário, curso ou profissão de modo a promover a integração numa carreira profissional adequada às suas caraterísticas e preferências pessoais.

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