1, 2, 3… Uma Birra de Cada Vez
Gestão de comportamentos de desregulação na terapia

REGIME
À distância
DURAÇÃO
04 Horas
DATAS
a definir
ENQUADRAMENTO
São vários os motivos que levam os cuidadores bem como os profissionais de saúde e de educação a procurar um técnico de saúde mental, mas efetivamente grande parte destes encontram-se presentemente ligados a alterações de comportamento em crianças, como a agitação motora, a agressividade, a desregulação e a impulsividade. De facto, a desregulação de comportamento (habitualmente conhecidas por birras ou condutas de desafio e oposição) na infância é muito comum, tendo entrado com grande expressão no vocabulário de pais, professores, profissionais da saúde e técnicos de saúde mental, muitas vezes mal-interpretado, alvo de diversos preconceitos e pervasivo em várias áreas da vida da criança. Um número substancial dessas crianças e jovens apresenta problemas significativos ao nível da regulação emocional e das funções executivas (por exemplo na flexibilidade cognitiva) e cumpre critérios para diversas perturbações de saúde mental, tais como Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Neste sentido, revela-se extraordinariamente importante perceber de que forma se processa o desenvolvimento infantil, que significado têm estes comportamentos e que estratégias podem ser mais eficazes para a sua diminuição e o maior ajustamento da criança.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final da formação, os formandos deverão:
- Identificar os fatores determinantes do comportamento da criança;
- Distinguir situações de birras transitórias e de birras permanentes;
- Conhecer estratégias de intervenção comportamental.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Fatores determinantes do comportamento da criança;
- As cinco áreas de competências-chave da criança;
- As situações de “birra”;
- As “birras” transitórias e as “birras” permanentes;
- Distinção do paradigma “as crianças fazem bem quando conseguem” face aos comportamentos de desregulação da criança;
- Estratégias de intervenção comportamental e erros a evitar.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Dra. Ana Veríssimo
Licenciada em Psicologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e Mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Instituto Universitário). Para além da experiência clinica – desenvolvida no Hospital Garcia de Orta, Unidade de Pedopsiquiatria, em atividade privada e presentemente na MR Terapias, Formação e Consultoria, Lda. desenvolveu atividade na área do Acolhimento Residencial Terapêutico, em funções clínicas, educativas, formativas, de coordenação e de direcção, em instituições privadas no âmbito do Sistema de Promoção e Proteção, e respetiva articulação com entidades com competência em matéria de infância e juventude, tais como Tribunais e respetivas equipas de apoio, CPCJ, ECJ, Segurança Social e outros equipamentos jurídicos, de saúde e educação da comunidade.
Membro, em formação, da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora e coautora de artigos e trabalhos de investigação clínica na área da saúde mental infantil, em formato de posters e comunicações orais. Tem como principais interesses de investigação e formação e áreas de trabalho a saúde mental infantil e juvenil, a neuropsicologia, a intervenção com famílias e nas perturbações de comportamento e da personalidade.
DESTINATÁRIOS
- Profissionais de saúde.