Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica

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REGIME

Ensino à distância

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DURAÇÃO

06 HORAS

DATAS

11 de setembro 2021 | 09h30 – 12h30

25 de setembro 2021 | 14h30 – 17h30

INVESTIMENTO

€ 42

10% desconto

Alunos matriculados

Sócios da APTF ou SPTF

Desempregados

 

25% desconto

Grupos – 3 elementos

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão saber:

– Definir o que é um Relatório Clínico, bem como reconhecer as suas características e objetivos;

– Saber identificar quais as questões éticas subjacentes à elaboração do relatório clínico;

– Distinguir e particularizar cada um dos blocos e secções de um Relatório Clínico;

– Identificar modelos e estruturas de Relatórios de Avaliação Psicológica;

– Verificar formas de melhorar a redação do Relatório Clínico;

– Redigir um Relatório Clínico com uma linguagem adequado ao recetor;

– Construir um modelo de Relatório Clínico, aquando das diferentes formas de avaliar: cognitivo e emocional.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Definição, processo de avaliação e princípios subjacentes ao relatório de avaliação psicológica

  • Os diferentes contextos em que pode ser solicitado um Relatório de Avaliação Psicológica (contexto Clínico, Forense, Educacional, Vocacional e Neuropsicológico);
  • Em que consiste um Relatório de Avaliação Psicológica em contexto de Psicologia Clínica;
  • Os princípios de orientação à redação de Relatórios de Avaliação Psicológica (Princípio da Legibilidade, da Utilidade, da Credibilidade e da Especificidade).

Modelos, estrutura e secções de relatórios de avaliação psicológica

  • Os três modelos de apresentação de resultados num Relatório de Avaliação Psicológica (Modelo estruturado em domínios, Modelo centrado nos resultados dos testes e Modelo orientado para o exame de hipóteses);
  • A estrutura e as secções de um Relatório de Avaliação Psicológica e informações essenciais a integrar (Introdução, Dados da Avaliação e Conclusão do Relatório).

Questões técnicas e éticas na elaboração de relatórios de avaliação psicológica 

  • Terminologia apropriada ao Relatório de Avaliação Psicológica;
  • Conselhos práticos para redação de um Relatório de Avaliação Psicológica;
  • A confidencialidade dos Relatórios de Avaliação Psicológica.

Casos Práticos

  • Analisar exemplos de diferentes relatórios adequados ao tipo de pedido (cognitivo e emocional).
EQUIPA PEDAGÓGICA
corpo clínico Mara Candeias psicologia terapia da fala coordenação formação DRA. MARA CANDEIAS

Experiência profissional em contexto hospitalar, escolar e privado, acompanha uma faixa etária abrangente desde a infância até à idade sénior, detém especial interesse pela área das crianças e jovens, bem como a da neuropsicologia.

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa;

Pós-Graduada em Psicologia Comunitária e de Crianças e Jovens em Risco, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e em Neuropsicologia Clínica, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

Diversos cursos na área da Avaliação Neuropsicológica, Perturbações do Neurodesenvolvimento, Dislexia e Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção;

Certificado de Competências Pedagógicas (n.o F630978/2015).

DESTINATÁRIOS
  • Alunos finalistas de mestrado em Psicologia Clínica;
  • Psicólogos clínicos.