Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica

REGIME
DURAÇÃO
DATAS
25 setembro 2021 | 14h30 – 17h30
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
– Definir o que é um Relatório Clínico, bem como reconhecer as suas características e objetivos;
– Saber identificar quais as questões éticas subjacentes à elaboração do relatório clínico;
– Distinguir e particularizar cada um dos blocos e secções de um Relatório Clínico;
– Identificar modelos e estruturas de Relatórios de Avaliação Psicológica;
– Verificar formas de melhorar a redação do Relatório Clínico;
– Redigir um Relatório Clínico com uma linguagem adequado ao recetor;
– Construir um modelo de Relatório Clínico, aquando das diferentes formas de avaliar: cognitivo e emocional.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Definição, processo de avaliação e princípios subjacentes ao relatório de avaliação psicológica
- Os diferentes contextos em que pode ser solicitado um Relatório de Avaliação Psicológica (contexto Clínico, Forense, Educacional, Vocacional e Neuropsicológico);
- Em que consiste um Relatório de Avaliação Psicológica em contexto de Psicologia Clínica;
- Os princípios de orientação à redação de Relatórios de Avaliação Psicológica (Princípio da Legibilidade, da Utilidade, da Credibilidade e da Especificidade).
Modelos, estrutura e secções de relatórios de avaliação psicológica
- Os três modelos de apresentação de resultados num Relatório de Avaliação Psicológica (Modelo estruturado em domínios, Modelo centrado nos resultados dos testes e Modelo orientado para o exame de hipóteses);
- A estrutura e as secções de um Relatório de Avaliação Psicológica e informações essenciais a integrar (Introdução, Dados da Avaliação e Conclusão do Relatório).
Questões técnicas e éticas na elaboração de relatórios de avaliação psicológica
- Terminologia apropriada ao Relatório de Avaliação Psicológica;
- Conselhos práticos para redação de um Relatório de Avaliação Psicológica;
- A confidencialidade dos Relatórios de Avaliação Psicológica.
Casos Práticos
- Analisar exemplos de diferentes relatórios adequados ao tipo de pedido (cognitivo e emocional).
EQUIPA PEDAGÓGICA

Experiência profissional em contexto hospitalar, escolar e privado, acompanha uma faixa etária abrangente desde a infância até à idade sénior, detém especial interesse pela área das crianças e jovens, bem como a da neuropsicologia.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa;
Pós-Graduada em Psicologia Comunitária e de Crianças e Jovens em Risco, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e em Neuropsicologia Clínica, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
Diversos cursos na área da Avaliação Neuropsicológica, Perturbações do Neurodesenvolvimento, Dislexia e Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção;
Certificado de Competências Pedagógicas (n.o F630978/2015).
DESTINATÁRIOS
- Alunos finalistas de mestrado em Psicologia Clínica;
- Psicólogos clínicos.