Escala de Comportamento Adaptativo

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REGIME

À distância

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DURAÇÃO

20 Horas

(20h das quais 4h serão assíncronas)

DATAS

15 outubro de 2021 | 17h00 às 21h00

16 outubro de 2021 | 09h00 às 13h00

17 a 21 outubro – assíncrona (aplicação da ECAP)

22 outubro de 2021 | 17h00 às 21h00

23 outubro de 2021 | 09h00 às 13h00

INVESTIMENTO

125 €

10% desconto

Grupos – a partir de 3 elementos

 

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Conhecer e dominar os conceitos inerentes à terminologia, definição, classificação e diagnóstico da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID);
  • Conhecer as teorias e pressupostos conceptuais da DID visando a compreensão biopsicossocial do ser humano;
  • Conhecer a escala de comportamento adaptativo versão portuguesa (ECAP) explicitando os pressupostos teóricos que lhe estão subjacentes;
  • Dominar o processo de avaliação adaptativa, bem como a interpretação de resultados a vários níveis: macro, meso e microssistema;
  • Contextualizar a avaliação adaptativa no plano de vida individual e organizar, a partir dessa avaliação, propostas de intervenção em diferentes contextos, e numa competência reflexiva multidisciplinar, com pessoas com DID.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental

  • Definição e Evolução Histórica;
  • A perspetiva sistémica e multidimensional da atual conceptualização de DID;
  • Modelo do funcionamento humano e Modelo Tripartido da DID: Diagnóstico, Classificação e Caracterização e Perfil de Apoios;
  • Etiologia, prevalência e características gerais, Incidência e Frequência;
  • Os critérios de diagnóstico: funcionamento cognitivo, comportamento adaptativo e idade; valores de cortes e sua avaliação.

2. Comportamento Adaptativo (CA)

  • Definição CA: componentes, premissas e características;
  • Avaliação social vs, psicométrica (CA e QI);
  • O comportamento adaptativo e as suas variáveis;
  • Perfil adaptativo das pessoas com DID.

3. Escala de Comportamento Adaptativo (ECAP)

  • Perspetiva histórica da avaliação do CA na DID (instrumentos de avaliação);
  • Processo de adaptação e validação da ECAP – propriedades psicométricas;
  • Apresentação da ECAP: Objetivos, Constituição (domínios e fatores);
  • Pressupostos; Administração e Cotação; Observações e Recomendações.

4.Aplicação da Escala de Comportamento Adaptativo (ECAP)

  • Cada formando deve aplicar a ECAP a um caso real com DID.

5. Aplicação da ECAP – 2ª parte

  • Esclarecimento de dúvidas à luz da filosofia adaptativa;
  • Interpretação dos Resultados: análise qualitativa (de referência a critério) e quantitativa (referência à norma).

6. A aplicação dos resultados na prática

  • Planeamento centrado na pessoa.

 

EQUIPA PEDAGÓGICA

 Dra. Sofia Santos – Psicomotricista

Professora Auxiliar FMH; POLO UIDEFMH, Universidade de Lisboa.

Docente na licenciatura, mestrado e doutoramento Reabilitação Psicomotora e Educação Inclusiva. Especialista na Dificuldade Intelectual (e.g.: comportamento adaptativo).

Autora/coautora de vários artigos, capítulos e livros. Consultora, Revisora e Editor Associado de entidades/revistas nacionais e internacionais.

AAIDD International Award 2016; Prémio Cientifico CGD 2017. Menção Honrosa Prémio Investigação Cientifica Reabilitação (AFID) 2019

DESTINATÁRIOS

Profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com pessoas (crianças, jovens, adultos e idosos) com dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais:

  • Psicomotricistas;
  • Psicólogos;
  • Educadores e Professores;
  • Terapeutas;
  • Pais.