Estratégias de Aprendizagem na Prática

i

REGIME

Presencial

}

DURAÇÃO

07 Horas

DATAS

25 maio 19 | 09h00 – 13h00 – 14h30 – 17h30

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 85,00

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

l

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.
ENQUADRAMENTO

Quanto maior o conhecimento do educador (terapeutas, professores e pais) a respeito das bases cerebrais do aprendizado, da comunicação eficiente, da escuta ativa e das estratégias facilitadoras para a memorização dos conteúdos a serem aprendidos, maiores serão as chances de sucesso com todos os aprendizes.

A cada geração, o modo de viver e aprender é substancialmente modificado em relação à geração anterior. Após o advento da computação, internet e smartphones, este processo tomou uma velocidade muito maior – o que tem impacto direto em como estes novos cérebros captam e absorvem a informação do mundo. Ensinar da mesma forma como na época que aprendemos já não é mais suficiente, precisamos de novos recursos para continuar cativando estes novos cérebros. Nesse aspecto, a PNL (Programação Neurolinguística) é uma ferramenta extraordinária que abre possibilidades ao educador de conhecer como ele, seus aprendizes e colegas de trabalho processam, agem e reagem frente às diversas experiências do mundo externo. A aplicação da PNL no ENSINO modifica os comportamentos na direção de se atingir a excelência nas relações pessoais e no desenvolvimento do ser humano.

O educador comunica a todo momento com o aprendiz quando: diz, se mantém em silêncio, corrige as avaliações, escuta a apresentação do trabalho, corrige seus comportamentos, escuta seu ponto de vista; e também quando participa da reunião dos professores, quando chega e sai pelos portões da escola, da casa e da clínica. As palavras, o tom de voz, a expressão facial e corporal comunicam o que o educador tem consciência e, muitas vezes, o que ele não imagina que está comunicando. A COMUNICAÇÃO CONSCIENTE ao ENSINAR dá ao educador a verdadeira noção do impacto de suas ações na vida da criança, não só no aprendizado como também no desenvolvimento do ser humano que está formando.

Nas relações de ensino-aprendizagem, é natural que existam conflitos. Isso acontece especialmente nos casos de dificuldades de aprendizagem. Quando o educador está preparado para resolução de conflitos a comunicação e a aprendizagem ocorre de modo leve, eficiente e natural.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão:

  • Aplicar estratégias eficientes para a aprendizagem de crianças e adultos com e sem dificuldades de aprendizagem;

  • Desenvolver uma comunicação consciente e eficiente para o ato de ensinar;

  • Avaliar se as suas ações no momento de ensinar estão sendo eficientes e modificar aquelas que não estão a apresentar resultados positivos para atingir o educando;

  • Resolver situações de conflito na relação ensino-aprendizagem.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Programação Neurolinguística e Aprendizagem

  • Pressuposições da Programação Neurolinguística aplicadas à educação;

  • Comunicação entre o Mundo e o Cérebro;

  • Canais Sensoriais: auditivo, visual e cinestésico vs. Aprendizagem;

  • Engramas e Memória;

  • Etapas da Aprendizagem;

  • Aprender a aprender: Modelagem.

 

Comunicação e Aprendizagem

  • Empatia;

  • Assertividade;

  • Congruência;

  • Estratégias para facilitar a aprendizagem;

  • Dar e receber feedback.

 

Resolvendo Conflitos

  • Mudança de Estado Interno;

  • Escutatória;

  • Comunicação entre profissionais e pais.

 

EQUIPA PEDAGÓGICA

Diana Faria

DRA. DIANA FARIA

Fonoaudióloga formada pela UNESP, Especialista em Voz pelo CEV, faz atendimento clínico em consultório particular há 22 anos e terina profissionais e realiza formação a professores no que diz respeito a estratégias para o aperfeiçoamento da comunicação e da relação ensino-aprendizagem.

Mestre em Fonoaudiologia Clínica pela PUC-SP.

Tem formação em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD.

É Master Trainer Practitioner em Programação Neurolinguística.

É professora e co-coordenadora no GEPAT (Grupo de Estudos em Terapia do Processamento Auditivo), junto com a Dra Ingrid Gielow.

Professora do curso online META – Melhores Estratégias nos Transtornos de Aprendizagem e desenvolvedora de conteúdo da página do facebook Aprendedoria.

Professora dos cursos Encantando o Ensinar e Oratória Educacional com PNL.

Autora do livro Muito além do ninho de mafagafos: um guia de exercícios práticos para aprimorar sua comunicação, da coleção de softwares educativos Pluck© e co-autora Portal de atividades on-line Afinando o Cérebro (www.afinandoocerebro.com.br) e da Triagem das Habilidades Auditivas AudBility.

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Finalistas do Curso de Terapia da Fala
  • Psicólogos
  • Professores
  • Pais