Formação à Medida
Direcionada para grupos, empresas ou instituições.
As novas orientações curriculares para a educação pré-escolar
As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar destinam-se a apoiar a construção e gestão do currículo na educação de infância, da responsabilidade de cada educador/a, em colaboração com a equipa educativa do estabelecimento/agrupamento. Este documento legal, publicado pela primeira vez em 1997 e agora revisto e atualizado (2016), pressupõe a sua leitura, análise e reflexão por todos os profissionais que desenvolvam a sua ação no “mundo” da educação de infância.
Regime: Presencial
Duração e Data: a definir de acordo com as necessidades/disponibilidade do cliente
Horário: a definir
Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento
Supervisão Pedagógica: uma estratégia de formação em contexto
A supervisão pedagógica assume-se, noutros contextos profissionais, como uma prática privilegiada de iniciação, formação e avaliação dos profissionais. No âmbito da educação, nomeadamente da educação de infância, caracteriza-se por uma prática cada vez mais significativa dada a contextualização que implica. Neste sentido, os formandos são convidados a observar as práticas, a falar sobre elas e a refletir sobre formas de as potenciar positivamente, entre pares, numa perspetiva de auto e hétero formação.
Regime: Presencial
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Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento
Ser Professor no século XXI: desafios e oportunidades
No seguimento das mudanças significativas dos constructos de ensinar e aprender assentes no paradigma de Aprendizagem ao Longo da Vida, as competências chave do professor do séc. XXI podem agrupar-se em 4 competências fulcrais: Pensamento crítico, Colaboração, Comunicação e Criatividade.
O sucesso escolar implica o envolvimento proativo e criativo do docente nos desafios da escola do séc. XXI. Nesse sentido, os contributos da psicologia positiva a par de dinâmicas de autoconhecimento e de ação-reflexão promotoras de competências sustentam a co-construção de práticas emergentes de resolução de problemas em sala de aula.
Regime: Presencial
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Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento
Gerir conflitos nas relações interpessoais: Os Cs do ganha-ganha
A mediação de conflitos constitui-se como uma técnica de negociação colaborativa que convida a aplicação de competências socioemocionais por parte do mediador. Explorar os Cs do ganha-ganha subentende a aplicabilidade dos pressupostos da psicologia positiva, em particular, o modelo das forças de carácter e virtudes ao serviço da mediação enquanto técnica de negociação colaborativa. As forças do trabalho em equipa, persistência, criatividade, bondade e coragem sustentam os Cs da colaboração, cooperação, confiança e compreensão.
Regime: Presencial
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Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento
Comunicar Positivamente: dizer Não com afeto
Saber-se afirmar perante o outro de forma assertiva e empática constitui-se pedra basilar para a co-construção de relações positivas. Ao professor/formador como modelo de ação é exigido o desafio de encetar formas de comunicação que sustentem a definição de regras de sala de aula e de boa convivência a par de fomentar a estruturação necessária ao bem-estar individual e coletivo.
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Valor: sob orçamento
As emoções vão à Escola
As temáticas da regulação emocional, do bem-estar e da felicidade têm vindo a ganhar terreno na educação a par com a promoção do sucesso escolar e, mais recentemente, com o perfil do aluno e do professor do séc. XXI.
Estão na ordem do dia palavras como facilitador, moderador e impulsionador do processo de ensino-aprendizagem para caraterizar as inevitáveis alterações ao papel do professor/educador. Esta mudança de paradigma implica que os adultos de referência assumam eles próprios os comportamentos que pretendem incentivar nas crianças/jovens e que assegurem, de forma continua e intencional, experiências dirigidas para a mudança.
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Valor: sob orçamento
Vamos ajudá-los a crescer - estratégias de intervenção, compreensão e prevenção comportamental com crianças
A compreensão dos fatores que determinam o comportamento da criança é fator chave para a diminuição de situações de desregulação comportamental em contexto escolar e para o superior ajustamento da intervenção dos adultos cuidadores perante a sua existência. Neste sentido, torna-se fundamental o desenvolvimento de competências de compreensão e gestão do comportamento em situações de desafio, oposição e desregulação.
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Alimentar - Um Gesto de Afeto
A temática da alimentação da criança é um tema central no seu desenvolvimento. Por ser uma questão sensível por parte de quem cuida e porque vai muito para além da nutrição, é importante olhar este tema à luz do que ela representa: um gesto de afeto.
Compreender e olhar para a alimentação como um ato relacional dará aos cuidadores uma oportunidade para repensarem o que transmitem e o que querem transmitir à criança no momento de a alimentar.
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1, 2, 3... Uma Birra de Cada Vez - compreender e intervir em situações de desregulação na infância
A desregulação de comportamento (birras, desafio, oposição) em crianças é muito comum – tendo entrado com grande expressão no vocabulário de pais, educadores, professores e técnicos de saúde mental -, muitas vezes mal interpretado, alvo de diversos preconceitos educativos e pervasivo em várias áreas da vida da criança (família, escola e aprendizagens, relações interpessoais). Neste sentido, revela-se extraordinariamente importante perceber de que forma se processa o desenvolvimento infantil, que significado têm estes comportamentos e que estratégias podem ser mais eficazes para a sua diminuição e o maior ajustamento da criança.
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Pela Mão e Pela Imaginação - Desenho Infantil
Nas áreas da saúde mental e em profissões ligadas à infância, o desenho tem sido entendido como um importante instrumento de avaliação e de trabalho e como um mediador da relação com a criança. Neste sentido, revela-se extraordinariamente interessante que estes profissionais se sintam seguros na utilização e análise do desenho infantil e que conheçam as suas potencialidade e aplicações, dentro do âmbito de atuação de cada especialidade profissional.
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Treino de pré-requisitos para a aprendizagem da Leitura e Escrita
A aprendizagem da leitura e escrita depende de alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância.
A aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada e preparada, de forma lúdica e natural, respeitando a fase de desenvolvimento em que se encontra.
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Alfabetização com o Método das Boquinhas
O método das boquinhas resulta de 30 anos de experiência clínica e escolar, tratando de casos difíceis de crianças com dificuldades no processo de aprendizagem com um percurso escolar marcado por números esforços e fracassos.
Este é um método de reeducação, num trabalho de parceria entre a terapia da fala e a pedagogia que, partindo da alfabetização, capacita crianças no processo de leitura e escrita.
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Produção de textos: Uma Aprendizagem Divertida!
Nos dias que correm é cada vez mais fácil haver sobreposição da oralidade na escrita.
Apesar da importância das novas tecnologias, nunca foi tão importante ensinar a ESCREVER… de forma coerente, coesa, lógica e criativa, evitando textos sem conteúdo, cuja grande preocupação é responder a um guião de perguntas.
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