Uma pergunta que muitos pais se questionam,afinal quantas horas devem as nossas crianças dormir?

O sono necessário varia consoante a fase de vida em que nos encontramos. Por exemplo, uma criança em idade pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos, deve dormir cerca de 11 a 13 horas. Já uma criança escolar, entre os 5 e os 12 anos, deve dormir próximo de 10/ 11 horas e os adolescentes deviam ter uma noite de sono que varia entre as 8 e as 10 horas.

Mas o que é que acontece quando não dormem as horas adequadas? 

Para podermos entender o efeito negativo de dormir pouco, primeiro temos de saber como é que o sono se processa ao longo da noite. 

O nosso sono tem ciclos, ou seja, temos fases do sono que duram cerca de 90 a 120 minutos. Estas fases são constituídas pelo sono NREM, que por sua vez está divido em 4 fases, e o sono REM. 

 

O sono NREM é descrito como o sono profundo. Ao longo das suas fases, o nosso corpo prepara-se para diminuir todo o metabolismo e entrar num estado essencialmente de conservação e recuperação de energia física. 

O sono REM é o oposto ao anterior. Exames verificam que durante esta fase o nosso cérebro encontra-se altamente activo, sendo normalmente esta a altura da noite em que sonhamos. É durante esta fase que é feita integração da atividade quotidiana, isto é, a separação do comum do importante e a consolidação desta informação. Segundo investigadores, uma das funções deste sono é transmitir essa informação importante do hipocampo — região profunda do cérebro fundamental na memória — para o córtex, que é a camada mais externa do cérebro, fundamental para a memória a longo prazo. Em suma, este sono está relacionado com atividades mentais como aprendizagem e memória. 

Uma vez que o ciclo do sono dura cerca de 90 a 120 minutos, o que quer dizer que, ao longo da noite, vamos ter estes ciclos várias vezes. Durante uma noite de sono, uma pessoa normalmente tem cerca de 4 ou 5 períodos de REM, que são curtos no início da noite e mais longos no final. 

 

 

Assim sendo, para o final da noite, temos mais vezes o sono REM, o sono que regenera as nossas capacidades mnésicas e de aprendizagem. Se as crianças não dormem as horas adequadas, não vão ter os ciclos de sono apropriados, o que irá ter repercussões nas suas capacidades! 

Podemos concluir então que, ter uma boa noite de sono, em quantidade, é essencial para as nossas crianças e principalmente para os adolescentes, uma vez que hoje em dia estes permanecem muitas horas acordados devido aos telemóveis e tablets, o que prejudica o seu tempo de sono. Como o défice de sono tem uma correlação direta com o baixo rendimento escolar, é imperativo atuar nesta linha de ação! 

 

“Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!”

AUTORA:

Dra. Mara CandeiasPsicóloga Clínica

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.