Ler e escrever com sentido(s) 

Métodos facilitadores de aprendizagem da leitura e escrita

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REGIME

À distância

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DURAÇÃO

04 Horas

DATAS

18 setembro 2021 | 09h00 – 13h00

INVESTIMENTO

€ 30

10% desconto

Alunos matriculados

Sócios da APTF ou SPTF

Desempregados

 

25% desconto

Grupos – 3 elementos

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖. 

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão saber:

– Identificar os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita;

– Identificar os sinais de alerta de perturbação da leitura e escrita e a necessidade de encaminhar as crianças/jovens para a Terapia da Fala;

– Reconhecer diferentes métodos para a aprendizagem de leitura e escrita utilizados na intervenção em Terapia da Fala;

– Adequar estratégias de leitura e escrita no acompanhamento, de forma a promover/auxiliar esta aprendizagem.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. “Quando devo encaminhar para Terapia da Fala?” – Leitura e escrita: pré-requisitos, diagnósticos e sinais de alerta. 

–  Pré-requisitos para aprender a ler e a escrever;

– Diagnósticos diferenciais em leitura e escrita;

– Sinais de alerta na aquisição da leitura e escrita ao curso

 2. “O que posso fazer para ajudar?” – Estratégias e métodos para aprendizagem.

– Estratégias primordiais que motivam a aprendizagem;

– Métodos facilitadores para a aprendizagem da leitura e escrita, usados na Terapia da Fala;

– Relação entre os cinco sentidos e a leitura e escrita.

3. “Ideias para registar!” – Sugestões de atividades.

– Sugestões de atividades, materiais e recursos a utilizar.

EQUIPA PEDAGÓGICA

 corpo clínico Joana Carpelho psicologia terapia da fala coordenação formação Dra. Joana Carpelho

Terapeuta da Fala desde 2014, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Exerce a sua prática profissional em escolas, creches, centros de estudo, gabinete e domicílios, na região de Lisboa pela MR Terapias e na Margem Sul por conta própria. Grande interesse nas áreas da intervenção com Perturbações do Espetro do Autismo e Perturbações da Leitura e Escrita.  Formação em Linguagem Escrita em Patologias do Neurodesenvolvimento – Avaliação e Intervenção em Terapia da Fala. Formação em métodos facilitadores de aprendizagem da leitura e escrita (Método DOLF e Método das Boquinhas). Formadora em contexto escolar com ações direcionadas a educadores e professores sobre estratégias de intervenção para leitura e escrita.

corpo clínico Márcia Pereira psicologia terapia da fala coordenação formação Dra. Márcia Pereira Alves

Terapeuta da Fala desde 2014, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de setúbal. Exerce a sua prática profissional em escolas, creches, centros de estudo, gabinete e domicílios, na região de Lisboa pela MR Terapias e da Margem Sul por conta própria. Dinamizou jogos e atividades para crianças dos 4 aos 10 anos, em contexto de monitora de ATL. Desenvolve a construção de materiais terapêuticos.

 

DESTINATÁRIOS
  • Psicólogos Educacionais,

  • Docentes do 1º ciclo do Ensino Básico,

  • Docentes de Educação especial,

  • Alunos finalistas de Terapia da Fala, de Psicologia Educacional ou de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo.