Ler e escrever com sentido(s)
Métodos facilitadores de aprendizagem da leitura e escrita
REGIME
À distância
DURAÇÃO
04 Horas
DATAS
16 outubro 2021 | 09h00 – 13h00
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão saber:
– Identificar os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita;
– Identificar os sinais de alerta de perturbação da leitura e escrita e a necessidade de encaminhar as crianças/jovens para a Terapia da Fala;
– Reconhecer diferentes métodos para a aprendizagem de leitura e escrita utilizados na intervenção em Terapia da Fala;
– Adequar estratégias de leitura e escrita no acompanhamento, de forma a promover/auxiliar esta aprendizagem.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. “Quando devo encaminhar para Terapia da Fala?” – Leitura e escrita: pré-requisitos, diagnósticos e sinais de alerta.
– Pré-requisitos para aprender a ler e a escrever;
– Diagnósticos diferenciais em leitura e escrita;
– Sinais de alerta na aquisição da leitura e escrita ao curso
2. “O que posso fazer para ajudar?” – Estratégias e métodos para aprendizagem.
– Estratégias primordiais que motivam a aprendizagem;
– Métodos facilitadores para a aprendizagem da leitura e escrita, usados na Terapia da Fala;
– Relação entre os cinco sentidos e a leitura e escrita.
3. “Ideias para registar!” – Sugestões de atividades.
– Sugestões de atividades, materiais e recursos a utilizar.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Dra. Joana Carpelho
Terapeuta da Fala desde 2014, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Exerce a sua prática profissional em escolas, creches, centros de estudo, gabinete e domicílios, na região de Lisboa pela MR Terapias e na Margem Sul por conta própria. Grande interesse nas áreas da intervenção com Perturbações do Espetro do Autismo e Perturbações da Leitura e Escrita. Formação em Linguagem Escrita em Patologias do Neurodesenvolvimento – Avaliação e Intervenção em Terapia da Fala. Formação em métodos facilitadores de aprendizagem da leitura e escrita (Método DOLF e Método das Boquinhas). Formadora em contexto escolar com ações direcionadas a educadores e professores sobre estratégias de intervenção para leitura e escrita.
Dra. Márcia Pereira Alves
Terapeuta da Fala desde 2014, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de setúbal. Exerce a sua prática profissional em escolas, creches, centros de estudo, gabinete e domicílios, na região de Lisboa pela MR Terapias e da Margem Sul por conta própria. Dinamizou jogos e atividades para crianças dos 4 aos 10 anos, em contexto de monitora de ATL. Desenvolve a construção de materiais terapêuticos.
DESTINATÁRIOS
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Psicólogos Educacionais,
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Docentes do 1º ciclo do Ensino Básico,
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Docentes de Educação especial,
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Alunos finalistas de Terapia da Fala, de Psicologia Educacional ou de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo.