ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | CURSO 25H MODULAR

REGIME
Presencial
DURAÇÃO
25 Horas
Módulo 1 – 06 Horas
Fundamentos e Princípios
Módulo 2 – 04 Horas
A importância do Brincar
Módulo 3 – 04 Horas
Planificação, Observação, Ação e Avaliação em Educação de Infância
Módulo 4 – 04 Horas
As áreas de Conteúdo
Módulo 5 – 04 Horas
Construção Articulada do Saber: Comunicar e Articular
Módulo 6 – 03 Horas
Instrumentos de registo e avaliação da ação. Acompanhamento e execução de atividades. Análise e avaliação
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:
Caracterizar o conceito de “orientações curric
ulares” enquanto instrumento e processo pedagógico;
– Refletir sobre os diferentes cenários e plataformas de construção do conhecimento no âmbito da Educação de Infância;
– Conceber, realizar, aplicar e avaliar materiais de e para a atividade letiva dos profissionais de educação de infância;
– Conceber, planear e avaliar estratégias pedagógicas, metodológicas e didáticas à luz das Orientações Curriculares Para a Educação Pré-Escolar.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1
- Análise e reflexão partilhada sobre os fundamentos e princípios inscritos no documento legal;
- Discussão e compreensão de conceitos.
Módulo 2
- Espaço de reflexão e prática sobre o uso e adequação do “Brincar”, como espaço de desenvolvimento e aprendizagem;
- O que é a “configuração holística” do brincar?
Módulo 3
- O que é “planear” em educação de infância? O que se entende por observação? De que decorre a avaliação?
– Estruturas e dinâmicas de avaliação. Conceções, Taxonomias e modelos avaliativos.
Módulo 4
- As “áreas de conteúdo” como âmbitos de saber;
- A continuidade entre brincar e aprender;
- A criança como sujeito e agente do processo educativo.
Módulo 5
- Intencionalidade Educativa: Como e Porquê?
- Espaço, Tempo e Organização do Ambiente Educativo;
- Comunicar eficazmente: como e para quê?
Módulo 6
- A operacionalização dos instrumentos pedagógicos;
- Adequação às práticas e avaliação de resultados.
EQUIPA PEDAGÓGICA

DR. HENRIQUE SANTOS
Educador de Infância, Formador e Consultor
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Pré-escolar, Especialização educativa em Outros Contextos Educativos – Educação Não Formal. Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Doutoramento em Educação – TIC na Educação no Instituto da Educação – Universidade de Lisboa.
Formador Acreditado pelo FOCO (Formação Continua de Professores) nas áreas de B05 – Educação de Infância e C01 – Animação de Grupos (registo CCPFC/RFO-12079/01) e C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática);
Formador acreditado pelo CRIE, desenvolvendo ações de Formação no âmbito do Centro de Formação da APEI.
Consultor para assuntos de Educação de Infância.
DESTINATÁRIOS
- Profissionais de Educação de Infância: Docentes, Técnicos e Assistentes.