Atuação do Terapeuta da Fala nas Perturbações Pragmáticas

i

REGIME

Presencial
}

DURAÇÃO

26 Horas

Módulo 1 – 06 Horas
Conceitos teóricos relativos às perturbações da pragmática

Módulo 2 – 06 Horas
Avaliar para intervir na pragmática

Módulo 3 – 07 Horas
Abordagens de intervenção na pragmática

Módulo 4 – 03 Horas e 30 Minutos
Discussão de casos clínicos 

Módulo 5 –03 Horas e 30 Minutos
Construção de material

DATAS

Módulo 1 11 janeiro 20 | 9h30 – 17h00
Módulo 2 25 janeiro 20 | 9h30 – 17h00
Módulo 3 01 fevereiro 20 | 9h30 – 18h00
Módulo 4 15 fevereiro 20 | 9h30 – 13h00
Módulo 5 15 fevereiro 20 | 14h30 – 18h00

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 60,00 >> 1 módulo
€ 155,00 >> 3 módulos
€ 250,00 >> curso inteiro (5 módulos)

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

15% desconto
Inscritos no Congresso Saúde e Educação em Análise (válido até 31.12.19)

Descontos não acumuláveis

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

l

INSCRIÇÃO

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão:

  • Aprofundar o conhecimento sobre modelos teóricos sobre a competência pragmática e suas alterações;

  • Aprofundar as competências de avaliação junto de crianças com alterações pragmáticas;

  • Maximizar as competências de intervenção junto de crianças com alterações pragmáticas;

  • Desenvolver as competências teórico-práticas para avaliação e intervenção nas perturbações pragmáticas do desenvolvimento.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1 – Conceitos teóricos relativos às perturbações da pragmática

  • O módulo da pragmática;
  • A pragmática e a competência comunicativa;
  • Classificações e terminologia associada às alterações pragmáticas;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Orientações para a avaliação e intervenção.

Módulo 2 – Avaliar para intervir na pragmática

  • Competência pragmática;
  • Alterações pragmáticas;
  • Competências a avaliar;
  • Instrumentos de avaliação (formais e informais): pragmática e comunicação;
  • Pressupostos da intervenção na pragmática;
  • Definição de metas e objetivos de intervenção.

Módulo 3 – Abordagens de intervenção na pragmática

  • Abordagens de intervenção na Intervenção na pragmática em idade pré-escolar e idade escolar para o português europeu.

Módulo 4 – Discussão de casos clínicos

  • Análise crítica de casos clínicos:

    – planificação e análise da intervenção;

    – estabelecimento de diagnóstico;

    – estabelecimento do plano de intervenção.

Módulo 5 – Construção de material

  • Construção de tarefas e materiais de acordo com casos clínicos.

EQUIPA PEDAGÓGICA

DRA. MARGARIDA RAMALHO

Terapeuta da Fala

Licenciada em terapia da fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e elaborou tese de doutoramento na área da avaliação em Fonologia, encontrando-se a aguardar a defesa da mesma.

Detentora do título de especialista em Terapia da Fala, exerce como tal desde 2001 e tem vários trabalhos apresentados em congressos e em publicações nacionais e internacionais, tendo como áreas de interesse avaliação e intervenção nas perturbação do espectro do autismo, perturbações dos sons da fala, perturbações da linguagem oral e escrita. A avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações de linguagem escrita é uma das suas áreas de eleição e em que acumula experiência clínica, de docência e de formação.

Atualmente é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e membro do Projeto internacional Crosslinguistic Child Phonology Project (protocolo entre o CLUL e a UBC, Vancouver/Canadá, onde se encontra sedeado), exercendo como terapeuta da fala na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e em clínica privada em Évora e Montemor-o-Novo.

 

Marisa Lousada

DRA. MARISA LOUSADA

Terapeuta da Fala

Licenciada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Universidade de Aveiro (2012). É Professor-Adjunto e Coordenadora do Curso de Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 22 trabalhos em atas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 12 itens de produção técnica. Participou em 29 eventos no estrangeiro e 1 em Portugal. É orientadora de várias teses de doutoramento e de mestrado. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2004 e 2010 participou em 3 projetos de investigação. Atualmente participa em 1 projeto de investigação. Atua na área de Ciências Médicas com ênfase em Ciências da Saúde. Nas suas atividades profissionais interagiu com 80 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

 

Tatiana Pereira

DRA. TATIANA PEREIRA

Terapeuta da Fala

Licenciada e Mestre em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, com especialização em Perturbações da Comunicação e da Linguagem na Criança. Doutoranda em Ciências da Linguagem. Exerce funções como Terapeuta da Fala em contexto clínico, escolar e domiciliar e dedica-se, maioritariamente, à população pediátrica, avaliando e intervindo em diversas perturbações a nível da comunicação, da linguagem, da fala, da motricidade orofacial e da deglutição.

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala
  • Outros profissionais que desenvolvam atividade junto de populações com alterações pragmáticas.