TREINO DE PRÉ-REQUISITOS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

i

REGIME

Ensino à distância

}

DURAÇÃO

8 Horas

DATA

15 maio 2021 | 09h00 – 13h00

29 maio 2021 | 09h00 – 13h00

INVESTIMENTO

€ 56,00

 

10% desconto

Alunos matriculados

Sócios da APTF ou SPTF

Desempregados

 

25% desconto

Grupos – 3 elementos

 

𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤: 𝙀𝙣𝙫𝙞𝙚-𝙣𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙚-𝙢𝙖𝙞𝙡 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙪𝙢 𝙥𝙡𝙖𝙣𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙖𝙜𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙖̀ 𝙨𝙪𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão:

  • Identificar os pré-requisitos essenciais à alfabetização;

  •  Utilizar metodologias que preparem o aluno para o processo de alfabetização.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Alfabetização e a importância da sua estimulação no pré-escolar. 

  • Conceitos básicos sobre alfabetização.
  • Fatores implicados.
  • A essência de aprender a ler e a escrever.
  • A importância dos padrões articulatórios.
  • Alfabetização e pré-requisitos.

 

Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e escrita. 

  • Maturidade neurológica e socio-emocional;
  • Processamento auditivo central;
  • Consciência fonológica, fonémica e fonoarticulatória;
  • Consciência e habilidades corporais;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Habilidades espácio-temporais;
  • Processamento visuo-motor;
  • Exemplos práticos.

 

Treino da Consciência Fonológica no pré-escolar: proposta prática. 

  • Fases de implementação da proposta.
  • Exemplos práticos.
  • Testemunhos.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Mafalda Caeiro

Terapeuta da Fala

Única representante em Portugal do método fonovisuoarticulatório: método das Boquinhas
Autora e co-autora de diversos livros, incluindo: Aprender a ler e a escrever com o método das boquinhas

Formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Professores
  • Educadores de infância
  • Psicólogos
  • Outros profissionais ou estudantes ligados à área da Educação
  • Pais