Pertence, sê tu próprio… este é o mote do Dia Mundial da Terapia Ocupacional este ano e abraçamo-lo na direção de refletir sobre a diversidade e inclusão, sendo este o tema que a WFOT (World Federation of Occupational Therapy) nos impele a falar à comunidade.

Conseguiríamos construir um puzzle se as peças fossem todas iguais? E como acabá-lo quando nos faltam peças?

Reconhecer e respeitar as diferenças é o caminho para a promoção da diversidade humana. Assim como um puzzle só faz sentido se todas as diferentes peças se encaixarem, do mesmo modo a diversidade humana é necessária para a construção de uma comunidade inclusiva e repleta de unicidade.

A Terapia Ocupacional com a sua ampla visão de que as barreiras à participação ocupacional podem ser sempre removidas, seja com adaptações ou modificações da ocupação ou do ambiente, é por natureza a profissão que vê na inclusão um meio e um fim.

Este é um tema de fundo para a nossa profissão, que nos motiva todos os dias a ser criativos e otimistas para que consigamos criar soluções de forma promover a inclusão.

  • Inclusão através da ocupação;
  • Inclusão através de adaptações;
  • Incluir cada pessoa, aceitando a sua unicidade e as suas diferenças enquanto ser humano;
  • Diversidade no modo de aprender, fazer ou viver.

Nós, terapeutas ocupacionais, temos um otimismo incurável e uma criatividade extraordinária que nos permite olhar para além de todas as barreiras e imaginar o que poderá ser a pessoa na sua melhor versão.

Nós estamos preparados e motivados para empoderar cada indivíduo a explorar a sua diversidade a fim de permitir o seu florescimento e participação ativa na sociedade.

Nós estamos preparados e motivados para empoderar cada indivíduo a explorar a sua diversidade, permitir o seu florescimento e promover a participação ativa na sociedade.

… e tu estás pronto para receber e incluir a diferença?!

Maria Assis – Terapeuta Ocupacional

Rita Cardoso – Terapeuta Ocupacional

 

0 Comments