SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO

i

REGIME

Presencial
}

DURAÇÃO

06 Horas

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final da formação, os formandos deverão:

 – Definir o conceito de supervisão pedagógica;

– Compreender a supervisão como processo formativo, em contexto: o percurso;

– Experienciar um ciclo supervisivo.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Supervisão Pedagógica: da teoria à prática

  •  Conceito de supervisão pedagógica;
  • A supervisão como prática formativa, colaborativa e de desenvolvimento contextual;
  • Percurso supervisivo e instrumentos de trabalho.

 Supervisão Pedagógica: reflexos da prática

Implica o desenvolvimento de dinâmica supervisiva, em contexto

  • Partilha das experiências vivenciadas.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Susana AlbertoDRA. SUSANA ALBERTO

Educadora de Infância desde 2006 e Mestre em Supervisão em Educação (2012) pela Escola Superior de Educação de Lisboa.

Desenvolveu a sua formação num contexto de intervenção prioritária, vivenciando uma experiência pessoal e profissional enriquecedora, baseada na construção de relações positivas e no trabalho com as famílias.

Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) desde 2012 e secretária da direção da mesma associação desde maio 2016.

Formadora no ramo da Educação de Infância e Supervisão Pedagógica desde 2013.

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Intervenção Social, pela Escola Superior de Educação Almeida Garret.

Atualmente, docente a tempo parcial na Escola Profissional Magestil (Curso Técnico de Apoio à Infância) e Consultora Pedagógica na empresa Génios & Traquinas, no âmbito da coordenação e operacionalização de um Projeto Educacional/de Intervenção Social relacionado com a Parentalidade Positiva e o Desenvolvimento das Crianças com base no Brincar – “Grupos Aprender, Brincar, Crescer”.

DESTINATÁRIOS
  • Educadores de Infância