SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO

REGIME
DURAÇÃO
06 Horas
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final da formação, os formandos deverão:
– Definir o conceito de supervisão pedagógica;
– Compreender a supervisão como processo formativo, em contexto: o percurso;
– Experienciar um ciclo supervisivo.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Supervisão Pedagógica: da teoria à prática
- Conceito de supervisão pedagógica;
- A supervisão como prática formativa, colaborativa e de desenvolvimento contextual;
- Percurso supervisivo e instrumentos de trabalho.
Supervisão Pedagógica: reflexos da prática
Implica o desenvolvimento de dinâmica supervisiva, em contexto
- Partilha das experiências vivenciadas.
EQUIPA PEDAGÓGICA
DRA. SUSANA ALBERTO
Educadora de Infância desde 2006 e Mestre em Supervisão em Educação (2012) pela Escola Superior de Educação de Lisboa.
Desenvolveu a sua formação num contexto de intervenção prioritária, vivenciando uma experiência pessoal e profissional enriquecedora, baseada na construção de relações positivas e no trabalho com as famílias.
Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) desde 2012 e secretária da direção da mesma associação desde maio 2016.
Formadora no ramo da Educação de Infância e Supervisão Pedagógica desde 2013.
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Intervenção Social, pela Escola Superior de Educação Almeida Garret.
Atualmente, docente a tempo parcial na Escola Profissional Magestil (Curso Técnico de Apoio à Infância) e Consultora Pedagógica na empresa Génios & Traquinas, no âmbito da coordenação e operacionalização de um Projeto Educacional/de Intervenção Social relacionado com a Parentalidade Positiva e o Desenvolvimento das Crianças com base no Brincar – “Grupos Aprender, Brincar, Crescer”.
DESTINATÁRIOS
- Educadores de Infância