Terapeuticamente falando
estratégias de comunicação com famílias em acompanhamento

REGIME
Ensino à Distância
DURAÇÃO
04 Horas
DATAS
NOVA DATA:
10 Abril 2021 | 14h30 – 18h30
ENQUADRAMENTO
Muito raramente a criança e o adolescente procuram um serviço clínico por sua iniciativa, muitas vezes conhecendo o profissional sem mesmo saber o motivo desta nova relação. São os pais ou cuidadores quem procura a ajuda de um profissional, de uma forma voluntária ou mandatada por outrem – fatores que não podem ser alheios à intervenção.
Realizar intervenção na infância e na adolescência é pensar e trabalhar de uma forma sistémica, incluindo os pais, cuidadores e outras figuras de relevo nesta relação de trabalho em equipa. Por isso mesmo, numa relação terapêutica nunca somos apenas dois – o profissional e a criança/o jovem –, razão pela qual se revela tão importante estar disponível e capacitado para um contexto no qual a comunicação e a articulação com as pessoas externas à relação clínica primária são determinantes para o sucesso da intervenção.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final da formação, os formandos deverão:
conhecer e saber aplicar os princípios do Contrato Terapêutico;
identificar e caracterizar as principais tipologias de organização familiar encontradas na prática clínica;
articular a comunicação em terapia/consulta de acordo com as diferentes configurações familiares;
saber articular com entidades externas no âmbito dos acompanhamentos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Contrato terapêutico
- Princípios do Contrato Terapêutico;
- Comunicação e articulação com famílias
- As especificidades de trabalhar com crianças/jovens e suas famílias;
- Os pedidos/motivos de consulta e a gestão de expectativas;
- As configurações familiares mais observadas na clínica – caracterização e comunicação;
- As famílias involuntárias/mandatadas e a articulação com entidades externas;
- Quando não são as famílias os cuidadores?
EQUIPA PEDAGÓGICA
Dra. Ana Veríssimo
Licenciada em Psicologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e Mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Instituto Universitário). Para além da experiência clinica – desenvolvida no Hospital Garcia de Orta, Unidade de Pedopsiquiatria, em atividade privada e presentemente na MR Terapias, Formação e Consultoria, Lda. desenvolveu atividade na área do Acolhimento Residencial Terapêutico, em funções clínicas, educativas, formativas, de coordenação e de direcção, em instituições privadas no âmbito do Sistema de Promoção e Proteção, e respetiva articulação com entidades com competência em matéria de infância e juventude, tais como Tribunais e respetivas equipas de apoio, CPCJ, ECJ, Segurança Social e outros equipamentos jurídicos, de saúde e educação da comunidade.
Membro, em formação, da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora e coautora de artigos e trabalhos de investigação clínica na área da saúde mental infantil, em formato de posters e comunicações orais. Tem como principais interesses de investigação e formação e áreas de trabalho a saúde mental infantil e juvenil, a neuropsicologia, a intervenção com famílias e nas perturbações de comportamento e da personalidade.
DESTINATÁRIOS
Terapeutas da Fala
Psicomotricistas
Terapeutas ocupacionais
Alunos finalistas destes cursos