Terapia Ocupacional
O que faz um Terapeuta Ocupacional?
O objetivo principal da Terapia Ocupacional é assim permitir que as pessoas participem nas suas ocupações significativas – lazer, trabalho, brincar e atividades da vida diária como vestir ou comer – de forma autónoma, adequada e satisfatória. Avalia e intervém em todas as faixas etárias: crianças, adultos e idosos, adequando as técnicas e metodologias de intervenção a cada cliente.
O Terapeuta Ocupacional intervém diretamente no desenvolvimento de competências do cliente (sensoriais, motoras, cognitivas ou sociais) e também na modificação e adaptação do ambiente (casa, escola, trabalho) ou da atividade, cujo desempenho autónomo está comprometido. Para adaptação do meio e da atividade o Terapeuta Ocupacional poderá avaliar a necessidade de tecnologias e produtos de apoio para que a pessoa consiga participar de forma autónoma nas mesmas.
Na área da pediatria esta intervém em diversas patologias e problemáticas, como por exemplo:
- Disfunção de Integração Sensorial;
- Dificuldades específicas de aprendizagem;
- Atrasos globais de desenvolvimento;
- Hiperatividade e défices de atenção;
- Seletividade Alimentar;
- Perturbação do espetro do autismo;
- Paralisia Cerebral;
- Síndrome de Down;
- Perturbações disruptivas do comportamento;
- Deficiência Mental;
- Baixa visão.
Na MR Terapias, a Terapia Ocupacional para além da intervenção convencional de acordo com a faixa etária e patolgoia, oferece intervenção e avaliação certificada em:
Integração sensorial (ASI®)
A ASI® define que a integração sensorial é um processo em que o cérebro organiza a sensação do nosso próprio corpo e do ambiente e torna possível usar o corpo de forma eficaz no ambiente.
A avaliação e intervenção será levada a cabo por um terapeuta certificado, centrada nos objetivos da criança e família e desenvolvida num ambiente de brincadeira, onde são proporcionadas e organizadas todas as sensações que a criança precisa para que dê uma resposta adequada às situações do seu dia-a-dia.
Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior
Esta especialização em Terapia da Mão permite intervir em pessoas de todas as faixas etárias com patologia congénita ou adquirida, neurológica e ortopédica do membro superior, mão, punho, braço e ombro.
O terapeuta intervém de forma a potenciar a função do membro superior para que o cliente consiga ultrapassar as suas dificuldades em desempenhar as suas atividades da vida diária. Este treina a função e adapta o ambiente ou a atividade de forma a que a pessoa atinja um desempenho satisfatório.
Quando devo procurar um Terapeuta Ocupacional?
Se a resposta for afirmativa a alguma questão ou tiver outro problema relacionado com a autonomia nas suas ocupações significativas, deve procurar um Terapeuta Ocupacional.
#1
Tem dificuldades em colaborar ou em fazer sozinho as atividades da vida diária, como o tomar banho, vestir, calçar os sapatos ou comer adequadamente com os talheres, de forma consistente e sequencial?
#2
O seu filho não tolera muito tempo sentado, descaindo constantemente na cadeira ou deitando com frequência a cabeça por cima da mesa?
#3
A sua criança reage de forma exagerada a estímulos que para si são normais, como o barulho do aspirador, etiquetas, ou o toque ligeiro de outra pessoa, não gostando por exemplo de cortar o cabelo, cortar as unhas, lavar a cara ou lavar os dentes?
#4
A sua criança fica tão entusiasmada que muda constantemente de atividade e parece difícil concentrar-se no que está a fazer, ou parece demasiado parado que não reage ao que está à sua volta?
#5
A sua criança não se envolve em brincadeiras com os outros meninos da sua idade, preferindo brinca sempre sozinho?
#6
O seu filho tem dificuldades em dar resposta a alguma tarefa académica, como por exemplo escrever, iniciar e terminar as tarefas, organizar o material escolar ou copiar do quadro?
#7
Tem dificuldade em autorregular-se, chorando com muita frequência mesmo sem razão para tal, demonstrando comportamentos muito rígidos, pouca tolerância à frustração e dificuldade em acalmar-se?
#8
A alimentação é um momento tenso? O seu filho não gosta de algumas texturas, cheiros ou sabores, ou come tudo passado?
#9
A criança tem um brincar imaturo para a sua idade, ou brinca sempre com os mesmos brinquedos?