Usar a voz ativ(a)mente!
Saúde e Técnica Vocal para educadores e professores

REGIME
DURAÇÃO
06 horas
DATAS
A DEFINIR
ENQUADRAMENTO
Se se considerar o impacto dos problemas de voz nos grupos profissionais dos educadores de infância e dos professores, nomeadamente ao nível do desempenho profissional e da sua qualidade de vida, compreender-se-á a importância da aquisição de uma performance vocal adequada por partes destes profissionais.
Para tal, é necessária a tomada de consciência de um conjunto de comportamentos e técnicas que permitam a manutenção de uma voz saudável, que potenciem a comunicação e que diminuam da fadiga vocal, tão característica nestes profissionais.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
- Caracterizar o processo de produção vocal;
- Identificar sinais de alerta de alterações de voz;
- Adotar comportamentos adequados à manutenção de uma voz saudável;
- Preparar a voz para o uso profissional.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Anatomia e Fisiologia da voz;
- O uso da voz pelo educador de infância e professor;
- Sinais de alerta de patologia vocal.
2. Saúde vocal
- Definição;
- Comportamentos vocais;
- Comportamentos não vocais;
- Fatores ambientais.
3. Técnica vocal
- Respiração e relaxamento;
- Aquecimento e desaquecimento vocal;
- Técnicas de projeção vocal.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Terapeuta da Fala
Licenciada em terapia da fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e elaborou tese de doutoramento na área da avaliação em Fonologia, encontrando-se a aguardar a defesa da mesma.
Detentora do título de especialista em Terapia da Fala, exerce como tal desde 2001 e tem vários trabalhos apresentados em congressos e em publicações nacionais e internacionais, tendo como áreas de interesse avaliação e intervenção nas perturbação do espectro do autismo, perturbações dos sons da fala, perturbações da linguagem oral e escrita. A avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações de linguagem escrita é uma das suas áreas de eleição e em que acumula experiência clínica, de docência e de formação.
Atualmente é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e membro do Projeto internacional Crosslinguistic Child Phonology Project (protocolo entre o CLUL e a UBC, Vancouver/Canadá, onde se encontra sedeado), exercendo como terapeuta da fala na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e em clínica privada em Évora e Montemor-o-Novo.
DESTINATÁRIOS
- Educadores de infância;
- Professores.