especialidades

Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma área científica que tem vindo a crescer nos últimos anos e que se dirige a toda a população, em qualquer fase do ciclo de vida. O terapeuta da fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico das perturbações da comunicação humana e da mastigação/deglutição.

Dentro da comunicação humana, o terapeuta da fala atua ao nível das perturbações da fala (que incluem alterações da articulação verbal, da voz e da fluência), da linguagem (oral e escrita) e dos processos de comunicação não verbal. As perturbações da articulação verbal, mastigação e deglutição integram as alterações na estrutura, musculatura e sensibilidade orofacial.

Psicologia

Psicologia Clínica

Avalia, diagnostica, trata e previne problemáticas relacionadas com as emoções, o desenvolvimento e o comportamento, podendo intervir em situações de depressão, ansiedade, fobias, medos, problemas de sono/alimentação, hiperatividade, problemáticas de comportamento e relacionamento com os outros, agressividade, isolamento, luto e muitas outras.

Ajudando o indivíduo (criança, adulto ou idoso) a compreender as raízes daquilo que o inquieta, a intervenção do psicólogo clínico visa melhorar e flexibilizar a capacidade para lidar com os desafios do dia a dia, ajudando a pessoa a descobrir e utilizar os seus próprios recursos e capacidades. Este tipo de abordagem pode também ser uma forma de aumentar o autoconhecimento, a harmonia e o bem-estar.

Psicologia Educacional

Debruça-se sobre as problemáticas ligadas à aprendizagem, visando eliminar as barreiras que podem condicionar o percurso escolar de crianças e jovens nas várias fases académicas. A atuação do psicólogo educacional é especialmente adequada em situações de dificuldades cognitivas, défice de atenção, métodos de estudo desadequados ou ausentes e outras dificuldades particulares que possam estar relacionadas com o insucesso escolar ou dificuldades de aprendizagem.

Orientação Vocacional

Tem como principal foco auxiliar o jovem na reflexão e processo de tomada de decisão relativamente ao seu percurso académico e profissional, permitindo-lhe ser um agente ativo e responsável no seu próprio futuro. Através de ferramentas e provas especializadas, é realizada uma exploração cuidadosa e aprofundada não só das capacidades, gostos e aptidões do jovem, mas também das diversas opções formativas e profissionais disponíveis, com o objetivo de assegurar a construção de um projeto de vida seguro e sólido.

psicologia
Musicoterapia

A Musicoterapia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo com dificuldade, através da prevenção, reabilitação ou tratamento. Esta abordagem é realizada através do uso da música e/ou dos seus elementos, como som, ritmo, melodia e harmonia, favorecendo o processo de comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, que proporciona efeitos positivos ao nível das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente.

Neurologia

Diagnostica e trata as doenças dos sistemas nervosos central, periférico e autonómico, sendo as mais frequentes: as cefaleias, as alterações do sono, as alterações da memória, a epilepsia, as doenças cerebrovasculares e as doenças do movimento.

Otorrinolaringologia

Dedica-se ao diagnóstico e ao tratamento médico e cirúrgico das doenças relacionadas com os ouvidos, o nariz, a garganta, a cabeça e o pescoço, incluindo as glândulas salivares e, ainda, a voz.

Pediatria

A pediatria dedica-se ao crescimento e desenvolvimento da saúde física, emocional e social das crianças e dos jovens, desde o nascimento até aos 18 anos, envolvendo os pais em todo o processo de cura e de prevenção da saúde dos filhos.

SOS Aleitamento Materno: A MR Terapias, Formação e Consultoria dispõe de uma enfermeira especializada disponível para esclarecer e apoiar os pais, em especial a puérpera e o recém-nascido, em todas as questões relacionadas com a amamentação, de forma a promover o aleitamento materno exclusivo. Este serviço, individualizado e personalizado a cada família, funciona todos os dias por marcação.

Pedopsiquiatria

É fundamental nos comportamentos de oposição/desafio, nos problemas de socialização, na tristeza, na ansiedade, nas crises de pânico, nas fobias, nas perturbações de défice de atenção e da hiperatividade, nas perturbações do espectro do autismo, entre outros. Aborda, por isso, as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e dos adolescentes.

Processamento Auditivo Central

O processamento auditivo central diz respeito à capacidade de um indivíduo em interpretar um som. Consiste, por isso, no percurso que um som percorre desde que é detetado pelo ouvido até ser interpretado pelo cérebro e encontra-se concluído por volta dos 12 anos de idade.

A avaliação do PAC é feita por um audiologista e pode realizar-se em todas as idades. Ela permite analisar e diagnosticar a forma como o som/mensagem é recebido pelo ouvido e consiste num conjunto de testes auditivos como a localização do som, a direção da atenção para um som, a discriminação de sons do ambiente e da fala no silêncio e no ruído e a memorização de uma sequência de sons, por exemplo.

Após avaliação do PAC é elaborado um relatório com o objetivo e identificar a existência ou não de perturbação do processamento auditivo (PPA) e a sua relação outro tipo de condições como dislexia, perturbação específica da linguagem, défice de atenção, entre outras.

Perante a presença de PPA e de forma a colmatar as dificuldades identificadas poderá ser estabelecido um plano de intervenção que consistirá no treino auditivo.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a especialidade que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Afirma-se que a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de modo a promover a intencionalidade do gesto, que é imprescindível na interação social. O foco desta intervenção centra-se no desenvolvimento da capacidade do indivíduo a agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

Terapias Manuais

Talvez conheça as Terapias Manuais (serviço de que dispomos na MR Terapias) simplesmente por “massagem” ou até “fisioterapia” (no caso da cinesioterapia). Quando administradas por um profissional qualificado, podem ter inúmeros benefícios, tanto para adultos, como crianças e até bebés.

 

Massagem terapêutica

A massagem serve para aumentar a flexibilidade e a coordenação, aumentar o limiar da dor, reduzir a excitabilidade neuromuscular do músculo massajado, estimular a circulação, facilitar a cicatrização e restaurar a mobilidade articular, aliviando as cãibras musculares.

A massagem reduz a excitação psicomotora e somática e ajuda ainda em situações de tensão e ansiedade.

A massagem terapêutica é uma das formas mais antigas de tratamento, com evidências na sua utilização na China, Índia e Egipto há mais de 2000 anos.

 

Massagem do bebé

Massajar regularmente o bebé é uma forma de aumentar a estimulação sensorial, proporcionando um desenvolvimento mais saudável.

Estudos revelam que o toque frequente e a massagem feitos pelos pais ou um cuidador são valiosos para o crescimento, a comunicação e aprendizagem do bebé.

Principais benefícios:

  • Acalma e reduz o choro;
  • Ajuda na digestão e a aliviar as cólicas os gases e a prisão de ventre;
  • Reforça a adaptação do bebé ao sono noturno, ajudando-o a dormir mais profundamente;
  • Alivia a congestão nasal e o desconforto do nascimento dos dentes;
  • Desenvolve a tonificação, a coordenação e a flexibilidade muscular;
  • Melhora o conhecimento do próprio corpo,
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Melhora a textura da pele;
  • Aumenta a confiança dos pais/ cuidador no trato e no manuseamento do bebé, transmitindo uma sensação de calma e relaxamento.

 

Cinesioterapia Respiratória Pediátrica

Falamos de um conjunto de técnicas manuais de contração torácica que ajudam a tratar infeções respiratórias nas crianças, frequentes com a chegada do tempo frio.

Esta técnica, aplicada no corpo do bebé, ajuda a deslocar as secreções existentes no campo pulmonar (que dificulta o transporte do oxigénio) de modo a que sejam expulsas posteriormente.

Pneumonias, bronquiolites e infeções da laringe e traqueia são algumas das infeções respiratórias mais frequentes na infância.

 

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que utiliza movimentos precisos e pressão, trabalhando o sistema linfático. Tem como objetivo aumentar a fluidez da linfa, proporcionando assim a eliminação de resíduos e toxinas do corpo.

Os seus principais benefícios são o fortalecimento do sistema imunitário, a estimulação e regeneração dos tecidos, a ação anti-inflamatória, e os efeitos relaxantes que proporciona.

 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, que promove a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida através da ocupação.

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetíveis, físicas, cognitivas, sociais e ambientais que influenciam o desempenho ocupacional dos indivíduos – crianças, adultos e idosos – e intervém de forma a promover a funcionalidade e autonomia nas atividades da vida diária – brincar, alimentação, higiene pessoal, entre outras.

Atua em áreas distintas – pediatria, psiquiatria, neurologia – recorrendo a técnicas terapêuticas específicas e atividades significativas para o indivíduo.

Serviços Complementares

Tendo em consideração a população alvo da MR Terapias, Formação e Consultoria e de forma a fornecer uma resposta o mais completa e integrada possível em função das necessidades dos nossos utentes, dispomos de outras especialidades, nomeadamente:

  • Audiologia
    • Avaliação Audiológica – Audiograma | Timpanograma
    • Avaliação do Processamento Auditivo Central
  • Educação Especial
  • Fisioterapia Respiratória
  • Medicina Chinesa