OUTRAS ESPECIALIDADES MÉDICAS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
O apoio em educação especial constitui-se como uma resposta às necessidades específicas das crianças e jovens, com vista a minimizar as suas dificuldades no processo de aprendizagem, promovendo assim, o sucesso escolar.
Esta resposta implica a identificação de barreiras e a definição das estratégias mais adequadas, de forma a reduzir ou até mesmo eliminar as necessidades identificadas. Estas dificuldades podem decorrer de deficiências:
- físicas e sensoriais;
- intelectuais;
- emocionais;
e de dificuldades de linguagem, de comunicação e/ou de aprendizagem.
A especialidade de educação especial destina-se a crianças e jovens com necessidades específicas ao abrigo do DL 54/2018 de 6 de julho. Este é prestado individualmente por um docente de educação especial em estreita articulação com a família e os técnicos que acompanham a criança/jovem.
MUSICOTERAPIA
A Musicoterapia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo com dificuldade, através da prevenção, reabilitação ou tratamento. Esta abordagem é realizada através do uso da música e/ou dos seus elementos, como som, ritmo, melodia e harmonia.
Assim, a Musicoterapia vem favorecer o processo de comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, que proporciona efeitos positivos ao nível das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente.
NEUROLOGIA
OTORRINOLARINGOLOGIA
PEDIATRIA
SOS Aleitamento Materno: A MR Terapias, Formação e Consultoria dispõe de uma enfermeira especializada disponível para esclarecer e apoiar os pais, em especial a puérpera e o recém-nascido, em todas as questões relacionadas com a amamentação, de forma a promover o aleitamento materno exclusivo. Este serviço, individualizado e personalizado a cada família, funciona todos os dias por marcação.
PEDOPSIQUIATRIA
É fundamental nos comportamentos de oposição/desafio, nos problemas de socialização, na tristeza, na ansiedade, nas crises de pânico, nas fobias, nas perturbações de défice de atenção e da hiperatividade, nas perturbações do espectro do autismo, entre outros. Aborda, por isso, as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e dos adolescentes.
PSICOTERAPIA BREVE
A Psicoterapia assenta num processo relacional co-construído entre o psicoterapeuta e o cliente, com o intuito de trabalhar os conflitos que se estão a traduzir em sentimentos, pensamentos e comportamentos angustiantes e/ou disfuncionais para o cliente e/ou na relação com os outros. Pretende-se alcançar um conjunto de mudanças e uma melhoria na qualidade de vida do cliente (a nível pessoal, familiar, relacional, escolar, laboral…).
A Psicoterapia Breve decorre no “face a face”, num setting privado, e procura focar-se no pedido do cliente, na problemática presente, resignificando também vivências do passado e abrindo possibilidades para o futuro. Implica o estabelecimento de uma aliança terapêutica, uma relação de confiança, empatia e respeito, num ambiente seguro e onde se garante a confidencialidade.
Está indicada para situações de sofrimento psicológico, alterações do comportamento e dificuldades de adaptação, ou apenas para auto-conhecimento e crescimento pessoal. São exemplo de situações: depressão, tristeza, ansiedade, ataques de pânico, perturbações do humor, isolamento e dificuldade no relacionamento social, dificuldade no controlo dos impulsos, fobias, perturbações alimentares, problemas de comportamento (agressividade, oposição), adaptação a doença física, entre outros.
PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
O processamento auditivo central diz respeito à capacidade de um indivíduo em interpretar um som. Consiste, por isso, no percurso que um som percorre desde que é detetado pelo ouvido até ser interpretado pelo cérebro e encontra-se concluído por volta dos 12 anos de idade.
A avaliação do PAC é feita por um audiologista e pode realizar-se em todas as idades. Ela permite analisar e diagnosticar a forma como o som/mensagem é recebido pelo ouvido e consiste num conjunto de testes auditivos como a localização do som, a direção da atenção para um som, a discriminação de sons do ambiente e da fala no silêncio e no ruído e a memorização de uma sequência de sons, por exemplo.
Após avaliação do PAC é elaborado um relatório com o objetivo e identificar a existência ou não de perturbação do processamento auditivo (PPA) e a sua relação outro tipo de condições como dislexia, perturbação específica da linguagem, défice de atenção, entre outras.
Perante a presença de PPA e de forma a colmatar as dificuldades identificadas poderá ser estabelecido um plano de intervenção que consistirá no treino auditivo.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Tendo em consideração a população alvo da MR Terapias, Formação e Consultoria e de forma a fornecer uma resposta o mais completa e integrada possível em função das necessidades dos nossos utentes, dispomos de outras especialidades, nomeadamente:
- Audiologia
- Avaliação Audiológica – Audiograma | Timpanograma
- Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC)
- Fisioterapia Respiratória
- Medicina Chinesa