OUTRAS ESPECIALIDADES MÉDICAS

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

O apoio em educação especial constitui-se como uma resposta às necessidades específicas das crianças e jovens, com vista a minimizar as suas dificuldades no processo de aprendizagem, promovendo assim, o sucesso escolar.

Esta resposta implica a identificação de barreiras e a definição das estratégias mais adequadas, de forma a reduzir ou até mesmo eliminar as necessidades identificadas. Estas dificuldades podem decorrer de deficiências:

  • físicas e sensoriais;
  • intelectuais;
  • emocionais;

e de dificuldades de linguagem, de comunicação e/ou de aprendizagem.

A especialidade de educação especial destina-se a crianças e jovens com necessidades específicas ao abrigo do DL 54/2018 de 6 de julho. Este é prestado individualmente por um docente de educação especial em estreita articulação com a família e os técnicos que acompanham a criança/jovem.

MUSICOTERAPIA

A Musicoterapia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo com dificuldade, através da prevenção, reabilitação ou tratamento. Esta abordagem é realizada através do uso da música e/ou dos seus elementos, como som, ritmo, melodia e harmonia.

Assim, a Musicoterapia vem favorecer o processo de comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, que proporciona efeitos positivos ao nível das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente.

NEUROLOGIA
Diagnostica e trata as doenças dos sistemas nervosos central, periférico e autonómico, sendo as mais frequentes: as cefaleias, as alterações do sono, as alterações da memória, a epilepsia, as doenças cerebrovasculares e as doenças do movimento.
OTORRINOLARINGOLOGIA
Dedica-se ao diagnóstico e ao tratamento médico e cirúrgico das doenças relacionadas com os ouvidos, o nariz, a garganta, a cabeça e o pescoço, incluindo as glândulas salivares e, ainda, a voz.
PEDIATRIA
A pediatria dedica-se ao crescimento e desenvolvimento da saúde física, emocional e social das crianças e dos jovens, desde o nascimento até aos 18 anos, envolvendo os pais em todo o processo de cura e de prevenção da saúde dos filhos.

SOS Aleitamento Materno: A MR Terapias, Formação e Consultoria dispõe de uma enfermeira especializada disponível para esclarecer e apoiar os pais, em especial a puérpera e o recém-nascido, em todas as questões relacionadas com a amamentação, de forma a promover o aleitamento materno exclusivo. Este serviço, individualizado e personalizado a cada família, funciona todos os dias por marcação.

PEDOPSIQUIATRIA

É fundamental nos comportamentos de oposição/desafio, nos problemas de socialização, na tristeza, na ansiedade, nas crises de pânico, nas fobias, nas perturbações de défice de atenção e da hiperatividade, nas perturbações do espectro do autismo, entre outros. Aborda, por isso, as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e dos adolescentes.

PSICOTERAPIA BREVE

A Psicoterapia assenta num processo relacional co-construído entre o psicoterapeuta e o cliente, com o intuito de trabalhar os conflitos que se estão a traduzir em sentimentos, pensamentos e comportamentos angustiantes e/ou disfuncionais para o cliente e/ou na relação com os outros. Pretende-se alcançar um conjunto de mudanças e uma melhoria na qualidade de vida do cliente (a nível pessoal, familiar, relacional, escolar, laboral…).

A Psicoterapia Breve decorre no “face a face”, num setting privado, e procura focar-se no pedido do cliente, na problemática presente, resignificando também vivências do passado e abrindo possibilidades para o futuro. Implica o estabelecimento de uma aliança terapêutica, uma relação de confiança, empatia e respeito, num ambiente seguro e onde se garante a confidencialidade.

Está indicada para situações de sofrimento psicológico, alterações do comportamento e dificuldades de adaptação, ou apenas para auto-conhecimento e crescimento pessoal. São exemplo de situações: depressão, tristeza, ansiedade, ataques de pânico, perturbações do humor, isolamento e dificuldade no relacionamento social, dificuldade no controlo dos impulsos, fobias, perturbações alimentares, problemas de comportamento (agressividade, oposição), adaptação a doença física, entre outros.

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

O processamento auditivo central diz respeito à capacidade de um indivíduo em interpretar um som. Consiste, por isso, no percurso que um som percorre desde que é detetado pelo ouvido até ser interpretado pelo cérebro e encontra-se concluído por volta dos 12 anos de idade.

A avaliação do PAC é feita por um audiologista e pode realizar-se em todas as idades. Ela permite analisar e diagnosticar a forma como o som/mensagem é recebido pelo ouvido e consiste num conjunto de testes auditivos como a localização do som, a direção da atenção para um som, a discriminação de sons do ambiente e da fala no silêncio e no ruído e a memorização de uma sequência de sons, por exemplo.

Após avaliação do PAC é elaborado um relatório com o objetivo e identificar a existência ou não de perturbação do processamento auditivo (PPA) e a sua relação outro tipo de condições como dislexia, perturbação específica da linguagem, défice de atenção, entre outras.

Perante a presença de PPA e de forma a colmatar as dificuldades identificadas poderá ser estabelecido um plano de intervenção que consistirá no treino auditivo.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Tendo em consideração a população alvo da MR Terapias, Formação e Consultoria e de forma a fornecer uma resposta o mais completa e integrada possível em função das necessidades dos nossos utentes, dispomos de outras especialidades, nomeadamente:

  • Audiologia
    • Avaliação Audiológica – Audiograma | Timpanograma
    • Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC)
  • Fisioterapia Respiratória
  • Medicina Chinesa