SUPERVISÃO CLÍNICA

A supervisão clínica pretende ser uma resposta para os profissionais, no sentido de apoiar e suportar a sua atuação em função das necessidades sentidas na prática clínica diária. Incide, por isso, em todo o processo terapêutico (metodologias de avaliação e intervenção direta e indireta – planeamento de sessões, materiais, eficácia da intervenção, orientação a pais e outros profissionais) – através da discussão de casos.

Destinatários: Terapeutas da Fala, Psicólogos, alunos finalistas de Terapia da Fala e de Psicologia

Metodologia: sessões individuais ou de grupo

FILIPA ALVAREZ

Psicóloga Clínica

Mestre em Psicologia Legal pelo ISPA.

Trabalha no sistema de proteção de crianças do Reino Unido desde 2005. Em 2011 completou o MA em Play Therapy, pela Universidade de Roehampton, Londres (Reino Unido). Desde então, trabalha como Play Therapist sobretudo em violência doméstica e adoção, em contexto de Solidariedade Social e Privado.

Qualificou-se em técnicas diversas como Theraplay (níveis 1 e 2), Dyatic Developmental Psychotherapy (nível 1), Introdução à Integração Sensorial ou Trabalho Terapêutico de História de Vida.

Líder Terapêutica do Serviço Terapêutico de uma conceituada agência privada de adoção no Reino Unido.

Supervisora clínica registada pela British Association of Play Therapists.

Encontra-se a frequentar a certificação em “Abordagens criativas à supervisão” no London Centre of Psycodrama.

Participa em reuniões regulares de intervisão clínica e workshops de supervisão clínica.

Formadora em Play Therapy (em Portugal) e Professora de Yoga.

INÊS TELLO RODRIGUES

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Mestre em Patologia da Linguagem cujo tema se centrou na doença de Parkinson e conquistou um prémio de mérito científico atribuído pela Fundação D. Pedro IV.

Doutorada em Neurociências Cognitivas pela Universidade Católica Portuguesa (Summa Cum Laude), com um trabalho que incidiu sobre os mecanismos de neuroplasticidade na recuperação da linguagem pós-AVC.

O seu percurso profissional tem integrado simultaneamente a prática clínica, a investigação científica e a formação pedagógica, com especial interesse na recuperação da linguagem após lesão cerebral, na neuroplasticidade e nos processos de envelhecimento cerebral.

Docente convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Investigadora no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do IPL.

Membro da Secção de Neurologia de Comportamento da Sociedade Portuguesa de Neurologia, da Australian Society for the Study of Brain Impairment (ASSBI) e da International Society for Augmentative & Alternative Communication (ISSAC).

 

JOSÉ FONSECA

Terapeuta da Fala

Terapeuta da Fala no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Doutorado em Ciências Biomédicas, especialidade de Neurociências, pelas Faculdades de Medicina e de Letras da Universidade de Lisboa

Investigador no Instituto de Medicina Molecular

Professor Convidado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão e na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

Presidente do Conselho Técnico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Vice-Presidente Executivo da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala

Presidente da Secção de Neurologia do Comportamento da Sociedade Portuguesa de Neurologia

LUISA TAVEIRA

Terapeuta da Fala

Prof. Adjunta na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Departamento de Terapia da Fala)

Terapeuta da Fala em atividade privada desde 1988. Intervenção na área das necessidades complexas de comunicação: perturbações do desenvolvimento neuro motor, multideficiência e com adultos com situações neurológicas que envolvam alterações cognitivo-comunicativas.

Terapeuta da Fala na Fundação Liga (1985-2004) – atendimento a populações com patologias neurológicas de desenvolvimento e adquiridas;

Coordenou o Projeto Minerva – Novas Tecnologias na Educação Especial, o Centro de Informação e Aconselhamento HANDYNET E o programa de intervenção em Terapia da Fala e Coordenação e Supervisão clínica da equipa, no âmbito do “Plano Integrado de Compensação Sócio Educativa sob a responsabilidade do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso, ao abrigo do Programa URBAN – Câmara Municipal de Lisboa/Fundo Social Europeu.

Responsável pelo Centro de Recursos para a Vida Autónoma e consultora para as áreas de Comunicação Aumentativa e de Tecnologias de Apoio à comunicação, aprendizagem e cognição.  Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso.

Colaborou em Projetos Nacionais e Internacionais na área das necessidades complexas de comunicação.

Responsável por candidaturas e respetivo acompanhamento de projetos no âmbito da Comunicação Aumentativa, Tecnologias de Apoio, Emergência da Literacia e acessibilidade Cognitiva.

Formadora certificada pelo Concelho Científico-Pedagógico de Formação Contínua de Braga para as áreas de Educação Especial e Tecnologias educativas, registo CCPFC/RFO-16808/03

MAFALDA CAEIRO

Terapeuta da Fala

Terapeuta da Fala no Colégio de Santa Maria e em gabinete privado tendo como áreas de intervenção linguagem e fala, leitura e escrita e voz. Implementação e supervisão de Projetos de Terapia da Fala em escolas, incluindo despiste, avaliação, intervenção terapêutica e treino de pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e escrita (sessões realizadas em sala de aula).

Atividade profissional como Terapeuta da Fala na Consulta de Otorrinolaringologia do Hospital de Dona Estefânia (2000-2006)

Estágio no Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica, S. Paulo, Brasil (2004)

Atividade docente na Universidade Atlântica de Lisboa, curso de Terapia da Fala, unidades curriculares de Técnica Vocal e Patologia Vocal (2006/2007)

Representante do método fonovisuoarticulatório (método das Boquinhas) desde novembro de 2012 (formada no Brasil), com capacitação para reabilitar/alfabetizar crianças com e sem dificuldades ou perturbações na aprendizagem da leitura e escrita.

Formadora certificada pelo IEFP e acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua no âmbito do Método das Boquinhas e nas áreas da linguagem, leitura, escrita e voz.

MARIA TERESA SAMEIRO MARQUES

Terapeuta da Fala

Bacharel em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA).

Pós-graduada em Neuro Desenvolvimento TND -Bobath

Terapeuta da Fala Principal nas áreas da Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins, Neuro desenvolvimento, nas valências de Intervenção Precoce e Reabilitação.

Professora convidada da ESSA na área da intervenção da Terapia da Fala na Neonatologia

Formadora nas áreas da Paralisia Cerebral, Linguagem/Fala e Neonatologia.

Colaboradora dos cursos TND (Tratamento do Neuro desenvolvimento – Bobath).

Orientadora de estágios curriculares e profissionais

Preletora em simpósios, jornadas, workshops com o tema da Neonatologia na Terapia da Fala, a alimentação na criança com Paralisia Cerebral

Co-autora do livro “A alimentação em crianças com problemas de Desenvolvimento”, editado pelo Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian

Assessora da Direção do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (CRPCCG)

Diretora do CRPCCG (2014-2016), nas unidades UHD, UTAAC, GIAPA, Secretariado Clínico, e partilhada nas áreas da Logística e Expediente.

Coordenadora da Equipe 1, da Unidade de Habilitação e Desenvolvimento – UHD – CRPCCG (2007-2010) de Abril de 2007 a Março de 2010 e da Unidade de Habilitação e Desenvolvimento do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (2010-2017).

Investigadora em projetos nacionais e internacionais levados a cabo pela Portuguese Paediatric Surveillance Unit (UVP-SPP-PPSU), Surveillance of Cerebral Palsy in Europe e Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral na área da Paralisia Cerebral, nomeadamente na validação de escalas de avaliação da função oromotora/fala/comunicação e controlo da baba na criança.

MARGARIDA RAMALHO

Terapeuta da Fala

Terapeuta da fala na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e em clínica privada em Évora e Montemor-o-Novo.

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação

Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação

Elaborou tese de doutoramento na área da avaliação em Fonologia, encontrando-se a aguardar a defesa da mesma.

Detentora do título de especialista em Terapia da Fala, exerce como tal desde 2001 e tem vários trabalhos apresentados em congressos e em publicações nacionais e internacionais, tendo como áreas de interesse avaliação e intervenção nas perturbação do espectro do autismo, perturbações dos sons da fala, perturbações da linguagem oral e escrita.  A avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações de linguagem escrita é uma das suas áreas de eleição e em que acumula experiência clínica, de docência e de formação.

Atualmente é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e membro do Projeto internacional Crosslinguistic Child Phonology Project (protocolo entre o CLUL e a UBC, Vancouver/Canadá, onde se encontra sedeado).

PAULA CORREIA

Terapeuta da Fala

Terapeuta da Fala no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Garcia de Orta desde há 2 décadas onde presta cuidados de saúde no âmbito da Higiene e Saúde vocal sendo responsável pela avaliação de todos os doentes oncológicos e com disfagia.

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (1990)

Mestre em Ciências da Fala pela Universidade Católica Portuguesa e Escola Superior de Saúde de Alcoitão (2007)

Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Católica Portuguesa (em fase de conclusão).

Presidente da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Desempenhou funções de Profª. Associada na Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, e foi Coordenadora da Licenciatura em Terapia da Fala na mesma instituição de 2000 a 2017. É membro fundador do Egas Moniz – Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde e Integra ainda o Grupo de Investigação em Nutrição Entérica do Hospital Garcia de Orta.

Autora e co-autora de vários artigos científicos na área da voz, publicados em revistas nacionais e internacionais, dos quais resultaram a atribuição de vários prémios.