PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL:
DA TEORIA À PRÁTICA DO TERAPEUTA DA FALA
REGIME
Ensino à Distância
DURAÇÃO
16 Horas
DATAS
Datas por definir
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:
- Compreender os fundamentos da neurociência do processamento auditivo e suas aplicações, considerando interfaces com aspetos neurolinguísticos;
- Conhecer as possibilidades de avaliação das habilidades auditivas e saber realizar uma triagem que direcione o raciocínio clínico e identifique possíveis comorbidades;
- Saber orientar pais e professores de crianças com perturbações do processamento auditivo, considerando os tipos de manifestações;
- Definir e aplicar abordagens terapêuticas específicas para cada caso;
- Realizar a gestão estratégica de programas de terapia para perturbações do processamento auditivo em crianças, adolescentes, adultos e idosos, identificando oportunidades de aplicação do treino auditivo em diversos distúrbios da comunicação humana, como casos específicos de disfonia, disfluência, da fala, da leitura e da escrita.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O Processamento Auditivo Central (PAC) e as suas perturbações
- Definição e neurofisiologia do processamento auditivo central
- Características dos transtornos do processamento auditivo central e suas comorbidades
- Neuropsicologia do processamento auditivo;
Avaliação do PAC
- Avaliação do processamento auditivo central: triagem, testes comportamentais e eletrofisiológicas.
- Raciocínio clínico a partir dos resultados dos testes
Intervenção no PAC
- Tipos de déficits, características e orientações específicas (pais e professores);
- Princípios das Neurociências aplicadas à reabilitação fonoaudiológica;
- Critérios de alta;
- Elaboração de metas e estratégias terapêuticas;
- Materiais disponíveis e recursos para a preparação de estratégias de estimulação customizadas;
- Desenvolvimento da interação binaural da localização da fonte sonora;
- Estimulação da discriminação auditiva;
- Desenvolvimento da habilidade de fechamento auditivo;
- Demonstração e criação de estratégias auditivas;
- Memória auditiva;
- Resolução e ordenação temporal;
- Implicações dos aspetos temporais nas disfonias;
- Estimulação auditiva na consciência fonológica;
- Integração e separação inter-hemisférica;
- Estratégias metalinguísticas e metacognitivas;
- Considerações sobre treinamento auditivo para usuários de AASI e implantes cocleares;
- Protocolos terapêuticos específicos para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Dra. Ingrid Gielow
Fonoaudióloga formada pela UNIFESP, com 29 anos de experiência em atendimento clínico, treinamentos, consultorias e pesquisas científicas. Mestre e Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP, foi pesquisadora associada ao Mount Sinai School of Medicine e a New York University. Master Practitioner em Programação Neurolinguística e Head Trainer em Técnicas de Apresentação e Oratória no INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana.
Autora de livros, artigos científicos e softwares para a fonoaudiologia, ministra cursos e treinamentos no Brasil e no exterior, sendo professora do MBA Executive da FGV e do CEV – Centro de Estudos da Voz, além de professora convidada em outros cursos de pós-graduação. É diretora da Aurivox, empresa de Comunicação e Desenvolvimento Humano. Recebeu o Prêmio Destaque em Voz 2007, concedido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), organização na qual atuou como Coordenadora do Departamento de Voz no biênio 2010-11. Desde 2016, recebeu quatro vezes a honraria de Professora Homenageada da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Frequentemente aparece nos meios de comunicação social como referência nas áreas de Voz, Processamento Auditivo e Comunicação, concedendo entrevistas e participando de programas de rádio e televisão regionais e nacionais.
DESTINATÁRIOS
- Terapeutas da fala
- Finalistas do Curso de Terapia da Fala