ESPECIALIDADES

 

Terapia da Fala – Psicologia Clínica – Psicologia Educacional – Orientação Vocacional e Profissional – Terapia Ocupacional – Psicomotricidade – Musicoterapia – Psicoterapia Breve – Terapia Familiar – Outras Especialidades Médicas

 

Para cada especialidade, contamos com uma equipa de profissionais de elevado nível técnico, ético e humano. É o serviço de excelência que prestamos que nos permite merecer a confiança de quem nos procura.

 

TERAPIA DA FALA

A Terapia da Fala é uma área científica que tem vindo a crescer nos últimos anos. Esta especialidade dirige-se a toda a população, em qualquer fase do ciclo de vida.

O terapeuta da fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico das perturbações da comunicação humana e da mastigação/deglutição.

Dentro da comunicação humana, o terapeuta da fala atua ao nível:

  • das perturbações da fala (que incluem alterações da articulação verbal, da voz e da fluência);
  • da linguagem (oral e escrita) e dos processos de comunicação não verbal;
  • das perturbações da articulação verbal, mastigação e deglutição integram as alterações na estrutura, musculatura e sensibilidade orofacial.

PSICOLOGIA CLÍNICA

A Psicologia Clínica é a especialidade que avalia, diagnostica, trata e previne problemáticas relacionadas com as emoções, o desenvolvimento e o comportamento. Assim, pode intervir em situações de:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • fobias;
  • medos;
  • problemas de sono/alimentação;
  • hiperatividade;
  • problemáticas de comportamento e relacionamento com os outros;
  • agressividade;
  • isolamento;
  • luto;
  • muitas outras.

Ajudando o indivíduo (criança, adulto ou idoso) a compreender as raízes daquilo que o inquieta, a intervenção do psicólogo clínico visa melhorar e flexibilizar a capacidade para lidar com os desafios do dia a dia. Assim, ajuda a pessoa a descobrir e utilizar os seus próprios recursos e capacidades. Este tipo de abordagem pode também ser uma forma de aumentar o autoconhecimento, a harmonia e o bem-estar.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A Psicologia Educacional debruça-se sobre as problemáticas ligadas à aprendizagem. Assim, esta especialidade visa eliminar as barreiras que podem condicionar o percurso escolar de crianças e jovens nas várias fases académicas.

A atuação do psicólogo educacional é especialmente adequada em situações de:

  • dificuldades cognitivas,
  • défice de atenção/concentração,
  • métodos de estudo desadequados ou ausentes,
  • gestão do tempo,
  • ansiedade perante as avaliações,
  • e outras dificuldades particulares que possam estar relacionadas com o insucesso escolar ou dificuldades de aprendizagem.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Esta especialidade visa auxiliar o jovem na reflexão e processo de tomada de decisão relativamente ao seu percurso académico e profissional, para que possa ser um agente ativo e responsável no seu próprio futuro.

Através de ferramentas e provas especializadas, no processo de Orientação Vocacional é realizada uma exploração cuidadosa e aprofundada não só das capacidades, gostos e aptidões do jovem, mas também das diversas opções formativas e profissionais disponíveis. O objetivo será o de assegurar a construção de um projeto de vida seguro e sólido.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

O apoio em educação especial constitui-se como uma resposta às necessidades específicas das crianças e jovens, com vista a minimizar as suas dificuldades no processo de aprendizagem, promovendo assim, o sucesso escolar.

Esta resposta implica a identificação de barreiras e a definição das estratégias mais adequadas, de forma a reduzir ou até mesmo eliminar as necessidades identificadas. Estas dificuldades podem decorrer de deficiências:

  • físicas e sensoriais;
  • intelectuais;
  • emocionais;

e de dificuldades de linguagem, de comunicação e/ou de aprendizagem.

A especialidade de educação especial destina-se a crianças e jovens com necessidades específicas ao abrigo do DL 54/2018 de 6 de julho. Este é prestado individualmente por um docente de educação especial em estreita articulação com a família e os técnicos que acompanham a criança/jovem.

MUSICOTERAPIA

A Musicoterapia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo com dificuldade, através da prevenção, reabilitação ou tratamento. Esta abordagem é realizada através do uso da música e/ou dos seus elementos, como som, ritmo, melodia e harmonia.

Assim, a Musicoterapia vem favorecer o processo de comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, que proporciona efeitos positivos ao nível das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente.

NEUROLOGIA
Diagnostica e trata as doenças dos sistemas nervosos central, periférico e autonómico, sendo as mais frequentes: as cefaleias, as alterações do sono, as alterações da memória, a epilepsia, as doenças cerebrovasculares e as doenças do movimento.
OTORRINOLARINGOLOGIA
Dedica-se ao diagnóstico e ao tratamento médico e cirúrgico das doenças relacionadas com os ouvidos, o nariz, a garganta, a cabeça e o pescoço, incluindo as glândulas salivares e, ainda, a voz.
PEDIATRIA
A pediatria dedica-se ao crescimento e desenvolvimento da saúde física, emocional e social das crianças e dos jovens, desde o nascimento até aos 18 anos, envolvendo os pais em todo o processo de cura e de prevenção da saúde dos filhos.

SOS Aleitamento Materno: A MR Terapias, Formação e Consultoria dispõe de uma enfermeira especializada disponível para esclarecer e apoiar os pais, em especial a puérpera e o recém-nascido, em todas as questões relacionadas com a amamentação, de forma a promover o aleitamento materno exclusivo. Este serviço, individualizado e personalizado a cada família, funciona todos os dias por marcação.

PEDOPSIQUIATRIA

É fundamental nos comportamentos de oposição/desafio, nos problemas de socialização, na tristeza, na ansiedade, nas crises de pânico, nas fobias, nas perturbações de défice de atenção e da hiperatividade, nas perturbações do espectro do autismo, entre outros. Aborda, por isso, as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e dos adolescentes.

PSICOTERAPIA BREVE

A Psicoterapia assenta num processo relacional co-construído entre o psicoterapeuta e o cliente, com o intuito de trabalhar os conflitos que se estão a traduzir em sentimentos, pensamentos e comportamentos angustiantes e/ou disfuncionais para o cliente e/ou na relação com os outros. Pretende-se alcançar um conjunto de mudanças e uma melhoria na qualidade de vida do cliente (a nível pessoal, familiar, relacional, escolar, laboral…).

A Psicoterapia Breve decorre no “face a face”, num setting privado, e procura focar-se no pedido do cliente, na problemática presente, resignificando também vivências do passado e abrindo possibilidades para o futuro. Implica o estabelecimento de uma aliança terapêutica, uma relação de confiança, empatia e respeito, num ambiente seguro e onde se garante a confidencialidade.

Está indicada para situações de sofrimento psicológico, alterações do comportamento e dificuldades de adaptação, ou apenas para auto-conhecimento e crescimento pessoal. São exemplo de situações: depressão, tristeza, ansiedade, ataques de pânico, perturbações do humor, isolamento e dificuldade no relacionamento social, dificuldade no controlo dos impulsos, fobias, perturbações alimentares, problemas de comportamento (agressividade, oposição), adaptação a doença física, entre outros.

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

O processamento auditivo central diz respeito à capacidade de um indivíduo em interpretar um som. Consiste, por isso, no percurso que um som percorre desde que é detetado pelo ouvido até ser interpretado pelo cérebro e encontra-se concluído por volta dos 12 anos de idade.

A avaliação do PAC é feita por um audiologista e pode realizar-se em todas as idades. Ela permite analisar e diagnosticar a forma como o som/mensagem é recebido pelo ouvido e consiste num conjunto de testes auditivos como a localização do som, a direção da atenção para um som, a discriminação de sons do ambiente e da fala no silêncio e no ruído e a memorização de uma sequência de sons, por exemplo.

Após avaliação do PAC é elaborado um relatório com o objetivo e identificar a existência ou não de perturbação do processamento auditivo (PPA) e a sua relação outro tipo de condições como dislexia, perturbação específica da linguagem, défice de atenção, entre outras.

Perante a presença de PPA e de forma a colmatar as dificuldades identificadas poderá ser estabelecido um plano de intervenção que consistirá no treino auditivo.

PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade é a especialidade que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Afirma-se que a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de modo a promover a intencionalidade do gesto, que é imprescindível na interação social. O foco desta intervenção centra-se no desenvolvimento da capacidade do indivíduo a agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, que promove a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida através da ocupação.

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetíveis, físicas, cognitivas, sociais e ambientais que influenciam o desempenho ocupacional dos indivíduos – crianças, adultos e idosos. Este técnico intervém de forma a promover a funcionalidade e autonomia nas atividades da vida diária – brincar, alimentação, higiene pessoal, entre outras.

Atua em áreas distintas – pediatria, psiquiatria, neurologia – recorrendo a técnicas terapêuticas específicas e atividades significativas para o indivíduo.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Tendo em consideração a população alvo da MR Terapias, Formação e Consultoria e de forma a fornecer uma resposta o mais completa e integrada possível em função das necessidades dos nossos utentes, dispomos de outras especialidades, nomeadamente:

  • Audiologia
    • Avaliação Audiológica – Audiograma | Timpanograma
    • Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC)
  • Fisioterapia Respiratória
  • Medicina Chinesa