“Ler e Escrever não é nenhuma seca!”:
Projetos Individuais – Uma abordagem, de Leitura e Escrita, a utilizar com Adolescentes
REGIME
À distância
DURAÇÃO
04 Horas
DATAS
a definir data nova
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão saber:
- Reconhecer a metodologia Project-Based Learning (PBL) e a sua evidência científica;
-
Definir os objetivos da metodologia PBL direcionada pelo terapeuta da fala;
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Descrever as etapas da metodologia PBL;
- Implementar a metodologia PBL na sua prática clínica.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1 – “Vamos falar sobre PBL?” – metodologia, objetivos e evidência
- Metodologia, objetivos, pressupostos e evidência científica da PBL;
2 – “O que posso fazer para os ajudar?” –Projetos Individuais.
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Projetos Individuais na intervenção em Terapia da Fala;
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Etapas de implementação;
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Estratégias primordiais que motivam a aprendizagem;
3 – “Ideias para registar!” – Sugestões de atividades
- Sugestões de atividades, materiais e recursos a utilizar.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Dra. Joana Carpelho
Terapeuta da Fala desde 2014, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Exerce a sua prática profissional em escolas, creches, centros de estudo, gabinete e domicílios, na região de Lisboa pela MR Terapias e na Margem Sul por conta própria. Grande interesse nas áreas da intervenção com Perturbações do Espetro do Autismo e Perturbações da Leitura e Escrita. Formação em Linguagem Escrita em Patologias do Neurodesenvolvimento – Avaliação e Intervenção em Terapia da Fala. Formação em métodos facilitadores de aprendizagem da leitura e escrita (Método DOLF e Método das Boquinhas). Formadora em contexto escolar com ações direcionadas a educadores e professores sobre estratégias de intervenção para leitura e escrita.
Dra. Márcia Pereira Alves
Terapeuta da Fala desde 2014, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de setúbal. Exerce a sua prática profissional em escolas, creches, centros de estudo, gabinete e domicílios, na região de Lisboa pela MR Terapias e da Margem Sul por conta própria. Dinamizou jogos e atividades para crianças dos 4 aos 10 anos, em contexto de monitora de ATL. Desenvolve a construção de materiais terapêuticos.
DESTINATÁRIOS
- Terapeutas da Fala e alunos finalistas do curso de Terapia da Fala.
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