ALFABETIZAÇÃO COM O MÉTODO DAS BOQUINHAS

i

REGIME

Presencial

}

DURAÇÃO

12 Horas
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:

  • Descrever o desenvolvimento normal do processo de literacia e discriminar as alterações mais comuns;
  • Utilizar a metodologia oferecida pelo “Método das Boquinhas” para alfabetização de crianças sem dificuldades;
  • Utilizar estratégias práticas de mediação com crianças com e sem perturbações da leitura e escrita.
  • Explicar a importância do trabalho de pré-requisitos para a leitura e escrita.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Método das Boquinhas – os fundamentos

  • Pressupostos teóricos do “Método das Boquinhas”
  • Alfabetização segundo o “Método das Boquinhas”
  • Consciência fonológica, fonémica e fonoarticulatória

 

A aprendizagem da leitura e da escrita

  • Hipóteses de escrita
  • Análise de escrita
  • Rotas de leitura lexical e fonológica
  • Metodologias de alfabetização
  • Dificuldades ou perturbações da leitura e escrita

 

Método das Boquinhas – a prática

  • O erro como ferramenta de trabalho
  • Treino dos articulemas (boquinhas)
  • Erros fonológicos / ortográficos
  • Exercícios para o desenvolvimento da leitura e escrita
  • Aquisições gramaticais
  • Elaboração de textos
  • Discussão de casos dos participantes
EQUIPA PEDAGÓGICA

Dra. Mafalda Caeiro

Terapeuta da Fala
Única representante em Portugal do método fonovisuoarticulatório: método das Boquinhas
Autora e co-autora de diversos livros, incluindo: Aprender a ler e a escrever com o método das boquinhas

Formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua

DESTINATÁRIOS
 

  • Terapeutas da fala
  • Professores
  • Educadores de infância
  • Psicólogos
  • Outros profissionais ou estudantes ligados à área da Educação
  • Pais