ALFABETIZAÇÃO COM O MÉTODO DAS BOQUINHAS
REGIME
Presencial
DURAÇÃO
12 Horas
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final do curso, os formandos deverão:
- Descrever o desenvolvimento normal do processo de literacia e discriminar as alterações mais comuns;
- Utilizar a metodologia oferecida pelo “Método das Boquinhas” para alfabetização de crianças sem dificuldades;
- Utilizar estratégias práticas de mediação com crianças com e sem perturbações da leitura e escrita.
- Explicar a importância do trabalho de pré-requisitos para a leitura e escrita.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Método das Boquinhas – os fundamentos
- Pressupostos teóricos do “Método das Boquinhas”
- Alfabetização segundo o “Método das Boquinhas”
- Consciência fonológica, fonémica e fonoarticulatória
A aprendizagem da leitura e da escrita
- Hipóteses de escrita
- Análise de escrita
- Rotas de leitura lexical e fonológica
- Metodologias de alfabetização
- Dificuldades ou perturbações da leitura e escrita
Método das Boquinhas – a prática
- O erro como ferramenta de trabalho
- Treino dos articulemas (boquinhas)
- Erros fonológicos / ortográficos
- Exercícios para o desenvolvimento da leitura e escrita
- Aquisições gramaticais
- Elaboração de textos
- Discussão de casos dos participantes
EQUIPA PEDAGÓGICA
Dra. Mafalda Caeiro
Terapeuta da Fala
Única representante em Portugal do método fonovisuoarticulatório: método das Boquinhas
Autora e co-autora de diversos livros, incluindo: Aprender a ler e a escrever com o método das boquinhas
Formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua
DESTINATÁRIOS
- Terapeutas da fala
- Professores
- Educadores de infância
- Psicólogos
- Outros profissionais ou estudantes ligados à área da Educação
- Pais