Método Lemus:

metodologia multissensorial na Leitura e Escrita

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REGIME

À distância (EaD) ou Presencial

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DURAÇÃO

50 Horas

DATAS

A definir

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

No final do curso, os formandos deverão:

– Sensibilizar os docentes para a importância de uma correta identificação precoce das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita;

– Desenvolver competências avaliativas, distintas, para as perturbações de aprendizagem específicas e as perturbações de aprendizagem globais;

– Otimizar as competências técnicas no âmbito da intervenção direta com crianças que apresentam dificuldades severas de aprendizagem de leitura e escrita, através de metodologia multissensorial;

– Dotar os docentes de competências de aplicação do método Lemus: metodologia multissensorial.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1

1. Apresentação das Formadoras;

2. Apresentação dos Formandos;

3. Apresentação da Oficina de Formação:

“Método Lemus: metodologia multissensorial”     

   3.1. Objetivos;

   3.2. Conteúdos;

   3.3. Planificação;

   3.4. Metodologias de trabalho;

   3.5. Calendarização;

   3.6. Bibliografia;

   3.7. Avaliação.

4. Neurobiologia das dificuldades de aprendizagem;

5. Competências básicas para aprendizagem da leitura e escrita;

Módulo 2 

6. Linguagem e a sua relação com as aprendizagens formais de leitura e escrita:

   6.1. Semântica;

   6.2. Morfologia;

   6.3. Sintaxe;

   6.4. Pragmática;

   6.5. Fonologia;

7. Perturbações do Neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem:

   7.1. PAE na leitura;

   7.2 PAE na escrita;

   7.3. PAE no cálculo

8. Perturbações intelectuais do desenvolvimento e as aprendizagens de leitura e escrita; 

9Avaliação da leitura e escrita nas perturbações intelectuais do desenvolvimento;

 Módulo 3

10. Modelos e métodos de aprendizagem de leitura e escrita;

   10.1. Métodos ascendentes (sintéticos);

   10.2. Métodos descendentes (analíticos);

   10.3. Métodos interativos (sintético-analíticos);

   10.4. Métodos multissensoriais.

11. Métodos multissensoriais:

   11.1. Método Habiles;

   11.2. Método Fonomímico

   11.3. Método “Lemus”;

12. Método “Lemus”:

   12.1. História da construção do método:

    12.1.1. Ajudas sensoriais: visuais, auditivas, cinestésicas e táteis;

   12.2. Estrutura do método;

   12.3. Objetivos do método;

   12.4. Planificação e intervenção com o método;

Módulo 4

13. Apresentação de vídeos de casos reais com intervenção com método “Ler com todos os sentidos”;

14. Aplicação do método com estratégias de Rol-Play, seguido de debate;

Módulo 5

15. Apresentação de trabalhos (vídeos de estudos de caso em prática pedagógica);

16. Análise e discussão dos vídeos:

   16.1. Avaliação;

   16.2. Intervenção.

17. Avaliação e conclusão da formação.

EQUIPA PEDAGÓGICA

Catarina Martins é psicóloga, desde 1997, especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde,

É licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Cognitiva e doutorada em Psicologia, pela Universidade de Coimbra.

Foi psicóloga na APCV e na ASSOL, tendo desenvolvido intervenção em contextos de Habilitação e em ambientes inclusivos:

Tem apresentado comunicações em reuniões científicas internacionais, nas quais recebeu vários prémios. Tem artigos publicados, essencialmente na área da Educação Inclusiva.

É Formadora em Centros de Formação de Docentes e consultora-especialista de oficinas de formação acreditadas para docentes.

É revisora científica do Centro de Recursos online da International Alliance of Academies of Childhood Disability (IAACD Knowledge Hub) e em revistas de investigação científica em educação.

Atualmente, integra projetos internacionais de Educação Inclusiva, é docente no Ensino Superior e Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Arco-íris da AVISPT21.

Catarina Mendes Lopes dos Santos é terapeuta da fala, formada Pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, desde 1997. É mestre em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, pela Escola Superior de Educação de Viseu e pós-graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, pela Escola Superior de Saúde de Setúbal.

É coautora do Programa de Ensino de Leitura e Escrita “Ler e Escrever com Todos os Sentidos: Metodologia Multissensorial”, que tem apresentado em ações de formação de professores e em reuniões científicas internacionais e em trabalhos publicados.

Trabalha, com crianças em idades escolar com perturbações de aprendizagem de leitura e escrita, perturbações fonológicas e perturbações cognitivas, no Centro Hospitalar Tondela Viseu, E.P.E.  (desde 1999) e no Centro de Desenvolvimento Arco-íris da AVISPT21.

DESTINATÁRIOS
  • Educadores de Infância;

  • Professores;

  • Professores de ensino especial;

  • Terapeutas da fala;

  • Terapeutas ocupacionais;

  • Psicólogos;

  • Psicopedagogos;

  • Técnicos de educação especial e reabilitação;

  • Técnicos de psicomotricidade.