Método Lemus:
metodologia multissensorial na Leitura e Escrita
REGIME
À distância (EaD)
DURAÇÃO
50 Horas (25h síncronas e 25h de trabalho autónomo)
DATAS
A definir
INVESTIMENTO
130€
25% desconto
Grupos – a partir de 3 elementos
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
– Sensibilizar os docentes/terapeutas para a importância de uma correta identificação precoce das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita;
– Desenvolver competências avaliativas, distintas, para as perturbações de aprendizagem específicas e as perturbações de aprendizagem globais;
– Otimizar as competências técnicas no âmbito da intervenção direta com crianças que apresentam dificuldades severas de aprendizagem de leitura e escrita, através de metodologia multissensorial;
– Dotar os docentes/terapeutas de competências de aplicação do método Lemus: metodologia multissensorial.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1
- Apresentação da Oficina de Formação:
“Método Lemus: metodologia multissensorial”
- Neurobiologia das dificuldades de aprendizagem;
- Competências básicas para aprendizagem da leitura e escrita;
Módulo 2
- Linguagem e a sua relação com as aprendizagens formais de leitura e escrita:
- Perturbações do Neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem:
- Perturbações intelectuais do desenvolvimento e a aprendizagem de leitura e escrita;
- Avaliação da leitura e escrita nas perturbações intelectuais do desenvolvimento;
Módulo 3
- Modelos e métodos de aprendizagem de leitura e escrita;
- Métodos ascendentes (sintéticos);
- Métodos descendentes (analíticos);
- Métodos interativos (sintético-analíticos);
- Métodos multissensoriais.
Módulo 4
- Método “Lemus”
- História da construção;
- Estrutura;
- Objetivos;
- Planificação e intervenção com o método;
Módulo 5
- Apresentação de trabalhos (vídeos de estudos de caso em prática pedagógica);
- Análise e discussão dos vídeos:
- Avaliação e conclusão da formação.
EQUIPA PEDAGÓGICA
Catarina Martins é psicóloga, desde 1997, especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde,
É licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Cognitiva e doutorada em Psicologia, pela Universidade de Coimbra.
Foi psicóloga na APCV e na ASSOL, tendo desenvolvido intervenção em contextos de Habilitação e em ambientes inclusivos:
Tem apresentado comunicações em reuniões científicas internacionais, nas quais recebeu vários prémios. Tem artigos publicados, essencialmente na área da Educação Inclusiva.
É Formadora em Centros de Formação de Docentes e consultora-especialista de oficinas de formação acreditadas para docentes.
É revisora científica do Centro de Recursos online da International Alliance of Academies of Childhood Disability (IAACD Knowledge Hub) e em revistas de investigação científica em educação.
Atualmente, integra projetos internacionais de Educação Inclusiva, é docente no Ensino Superior e Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Arco-íris da AVISPT21.
Catarina Mendes Lopes dos Santos é terapeuta da fala, formada Pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, desde 1997. É mestre em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, pela Escola Superior de Educação de Viseu e pós-graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, pela Escola Superior de Saúde de Setúbal.
É coautora do Programa de Ensino de Leitura e Escrita “Ler e Escrever com Todos os Sentidos: Metodologia Multissensorial”, que tem apresentado em ações de formação de professores e em reuniões científicas internacionais e em trabalhos publicados.
Trabalha, com crianças em idades escolar com perturbações de aprendizagem de leitura e escrita, perturbações fonológicas e perturbações cognitivas, no Centro Hospitalar Tondela Viseu, E.P.E. (desde 1999) e no Centro de Desenvolvimento Arco-íris da AVISPT21.
DESTINATÁRIOS
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Educadores de Infância;
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Professores;
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Professores de ensino especial;
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Terapeutas da fala;
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Terapeutas ocupacionais;
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Psicólogos;
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Psicopedagogos;
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Técnicos de educação especial e reabilitação;
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Técnicos de psicomotricidade.