sou teu amigo, sim violência paz escola mr terapias

SOU TEU AMIGO, SIM!

Falar sobre ser amigo, com meninos dos 8 aos 10 anos, no dia em que se celebra o Dia da Não Violência e da Paz, revelou-se muito importante uma vez que é nesta fase, de pré-adolescência, que surgem as maiores dúvidas e problemas quanto a este tema.

No total falámos com cerca de 150 alunos e tentámos passar a mensagem do valor e da importância que devem dar aos amigos, bem como, devem refletir sobre a maneira como eles próprios são amigos dos outros. O que dão e o que recebem. Foi interessante, como genuinamente surgiu sempre questões ligadas com as queixas, os ciúmes entre amigos, as discussões dos jogos, das filas para a sala ou para o almoço. Os mais novos reconhecem rapidamente os erros que cometem. Inclusivamente reconhecem que eles próprios nem sempre são corretos com os seus amigos.

É nesta fase que estamos a construir o caracter de cada um, e, por isso, refletir sobre as próprias ações, é um ato de deixá-los tomar consciência de que na vida vão surgir várias situações destas, que põe a amizade em causa, mas que a forma como se aborda a questão, a honestidade e a sinceridade, são essenciais para que a pessoa se sinta bem consigo própria e com os outros. A aceitação da diferença e o estarem atentos aos outros ficou bem presente para todos.

Abordou-se também o que fazer em situações de bullying, nomeadamente, se são eles próprios que estão a sofrer com isso, tentar não responder com violência, procurar zonas seguras na escola, que tenham vigilantes por perto, não levar objetos de valor económico ou sentimental, e acima de tudo falar com os pais, ou um adulto de confiança que o possa ajudar. Caso conheçam alguém que passa por isso, devem ficar do seu lado, protegerem-no, e aconselha-lo a falar com um adulto.

Ser amigo dos outros é também olhar por outros meninos que não são só do grupo próximo, mas outros meninos que se sintam sozinhos ou a precisar de alguém que os apoie.

Sou teu Amigo, sim! Foi o nome escolhido para esta ação de sensibilização, pois na vida a amizade é o que de mais valioso levamos connosco e, é desde pequenos que começamos a tomar consciência disso.

Veja como foi o nosso dia, neste vídeo.

 
Dra. Inês Fraga – Psicóloga Clínica